Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

COVID-19: Todos os leitos ocupados e pacientes na fila de espera

Onze pessoas na UPA aguardam transferência para unidades hospitalares. PMT anuncia início de "lockdown" e promete criar vagas nos próximos dias

Teresópolis dispara na “liderança” entre os municípios da Região Serrana com maior número de casos de Covid-19 confirmados. Já são 357, enquanto Petrópolis anota 218 e Nova Friburgo apenas 75. De acordo com dados do Gabinete de Crise da Prefeitura, outros 163 estão sendo investigados. Oito mortes estão confirmadas e outras sete em análise. A contaminação já atinge 59 bairros ou localidades, sendo os cinco com maior número de registros Várzea (36), Agriões (26), Alto (26), Tijuca (18) e o populoso São Pedro (16). O rápido aumento na curva de contaminação da doença fez com que todos os leitos disponibilizados para pacientes SUS no Hospital São José e no Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano (HCTCO) fossem ocupados. Das 17 pessoas internados em UTI, 15 estão intubadas. Com o 100% da ocupação sendo atingido no fim de semana, quem teve sintomas mais graves da doença e precisou de atendimento hospitalar acabou indo parar na porta de entrada do Sistema Único de Saúde no município, a UPA Nathan Garcia Leitão, na Tenente Luiz Meirelles. Questionada pelo Diário na tarde desta segunda-feira, 11, a Secretaria Municipal de Saúde informou através da Assessoria de Comunicação “que existem 11 pacientes na UPA Teresópolis aguardando transferência para hospital e cinco em atendimento” (dos 11 casos que aguardam vagas nos hospitais a Prefeitura informou, nesta terça-feira, que 3 pacientes aguardam vagas de leitos extras do covid-19). Em nota, foi informado ainda que “os pacientes com suspeita de Covid-19 ficam em sala separada, com todos os cuidados de isolamento previstos em protocolo”. Mesmo seguindo os trâmites previstos, tal situação mudou a rotina de atendimento na UPA e, a partir desta terça-feira, 12, o atendimento pediátrico será realizado no Hospital Beneficência Portuguesa.
Também entramos em contato com o Hospital São José para saber se existe a possibilidade de ampliação do número de leitos SUS. Através da Assessoria de Comunicação da Associação da Congregação Santa Cataria foi informado que “no momento, não há qualquer plano tanto de contratação adicional de profissionais especializados, quanto de aumento de leitos para o atendimento de pacientes com coronavírus”. Na semana passada, o HCTCO divulgou que estava pronta nova ala, com 23 leitos contratados pelo município para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Porém, a unidade hospitalar ainda buscava profissionais para a composição da escala e que só abriria esses leitos com as equipes completas. “Esperamos concluir esse processo o mais rápido possível. Assim que a escala estiver completa, abriremos imediatamente os leitos”, pontuou a direção do Hospital das Clínicas. 
Em entrevista para o jornal O Diário e Diário TV na última sexta-feira, o secretário municipal de Saúde, Antonio Henrique, informou que a maior dificuldade é contratar médicos clínicos com experiência, o que é fundamental para o atendimento a pacientes em situação crítica como apresentam muitos em quadro de Covid-19. Em aparição nas redes sociais há duas semanas, o prefeito Vinicius Claussen e o vice Dr. Ari Boulanger também falaram sobre a dificuldade para tal ampliação dos quadros de servidores na área de Saúde.

Promessa de mais leitos, testes e lockdown
Também através de rede social, a Prefeitura anunciou no final da tarde desta segunda-feira a ampliação do número de leitos, de acordo com o seguinte cronograma: “Nesta quarta (13) vamos abrir mais 17 leitos clínicos e até sexta (15) mais três leitos UTIs, chegando a 63 leitos exclusivos COVID-19”. Também foi informado que compra dos 20 ventiladores pulmonares já está encaminhada e até quarta (13) será publicada em DO a autorização para aquisição, com previsão de receber já na sexta uma parte dos equipamentos. “Depois de nova cotação, conseguimos um novo fornecedor que garantiu estoque e amanhã (12) publicaremos em DO a compra de 2500 testes rápidos”, relatou ainda o prefeito, que anunciou que nesta terça-feira, às 19h, vai apresentar em “live” no gabinete do Palácio Teresa Cristina o primeiro estágio do “lockdown”, com as novas medidas adotadas e como vamos fiscalizar o cumprimento para garantir sua eficácia.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE