Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Teresópolis registra novo recorde de casos

Saúde informa que 702 teresopolitanos testaram positivo na última semana. Número de leitos de UTI segue no vermelho

Como era esperado, o resultado das aglomerações registradas em comemorações de fim de ano, e divulgados inclusive em redes sociais por muitos dos participantes, além de outros agrupamentos de pessoas em estabelecimentos comerciais como casas de shows e bares, fez com que o Gabinete de Crise da Prefeitura registrasse novo recorde de casos da Covid-19 em Teresópolis. Na última semana, segundo informado pela Secretaria Municipal de Saúde, 702 teresopolitanos testaram positivo para a doença. O número máximo até então era o do período anterior, 592, superando o teto de novas ocorrências no município desde o início da pandemia, que antes das aglomerações de dezembro havia sido agosto. Na última semana, não houve um dia sequer que o número diário de novos casos ficasse abaixo de 100. Também de acordo com a atualização do Painel Covid-19 até o início da noite desta segunda-feira, 28, Teresópolis tem 2.522 casos ativos. Até o momento, 13 mil moradores locais já tiveram a doença, sendo que 9.811 conseguiram se recuperar e 258 perderam a batalha contra o novo coronavírus. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, nosso município é o oitavo com mais ocorrências no estado do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas de Volta Redonda, Macaé, Duque de Caxias, Belford Roxo, São Gonçalo, Niterói e a Capital.
Outro dado divulgado pelo governo municipal que preocupa é em relação aos leitos de UTI, que segue no vermelho tanto para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para quem possui plano de saúde. Das 31 vagas disponíveis, as 31 seguem ocupadas, sendo 14 pacientes intubados. Em relação aos leitos clínicos, a taxa de ocupação está em 76%, havendo 10 leitos livres, dos 43 contratados pela "gestão" junto aos hospitais particulares do município. Em relação aos bairros, o mais populoso deles, São Pedro, segue liderando a macabra lista da Covid-19 para número de casos confirmados e mortes regitradas até o momento, com 1.266 diagnosticados com a doença e 38 óbitos. Em seguida estão Várzea (872 casos e 22 mortes) e Alto (536 casos e seis mortes).

Posição da PMT
Nesta segunda-feira, 28, cobramos um posicionamento do governo municipal em relação ao novo recorde de casos registrados e, por outro lado, a manutenção do número de leitos no vermelho – o que vem ocorrendo há quase dois meses. Em nota, divulgada através da Assessoria de Comunicação, a prefeitura informou que, “seguindo determinação do Gabinete de Crise e da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando campanhas educativas em seus canais oficiais de divulgação, bem como a fiscalização no comércio e em espaços públicos, para conscientizar a população sobre a necessidade de manter o distanciamento e o isolamento oficial, o uso de máscaras e a higienização como principais formas de combate ao contágio pelo coronavírus”. 
Sobre a falta de leitos, o documento diz que “em recente visita à Brasília, o Prefeito Vinicius Claussen tratou de diversas demandas de Teresópolis no Ministério da Saúde, entre elas, a habilitação de mais 5 leitos UTI SUS e a doação de 20 ventiladores pulmonares”. Porém, nada foi informado sobre os sete equipamentos completos para a criação desses leitos, doados em junho pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e que até o momento não foram colocados em funcionamento.

Campanha
Fecomércio e Sincomércio, com apoio do Gabinete de Crise, realizaram a instalação de faixas em várias ruas do município pedindo que o teresopolitano utilize máscaras, utilize álcool gel e evite aglomerações. O objetivo é conscientizar cada vez mais a população sobre o comportamento seguro e evitar o crescimento dos casos de Covid-19.

Mais ações
Ainda de acordo com a nota divulgada pelo governo municipal, outras ações adotadas para o tratamento precoce dos casos positivos de Covid-19, a fim de evitar a necessidade de internações hospitalares, são a ampliação do Programa Estratégico de Testagem, com novos centros de acolhimento para atendimento de pacientes sintomáticos, na cidade e no interior, o aumento do número de profissionais no Centro de Atendimento 24 Horas no Ginásio Pedrão e a ampliação da equipe do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar). “A partir do dia 4 de janeiro de 2021, o Centro de Triagem e Acolhimento montado pela Prefeitura no EPEM (Rua Dr. Aleixo, 85, na Várzea) passará a atender pacientes sintomáticos de Covid-19 sem agendamento prévio, de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h”, explicou o governo municipal.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE