Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Teresópolis bate recorde de confirmação de novos casos

Números das primeiras semanas de dezembro superam agosto, quando havia sido registrada a maior alta da pandemia

Teresópolis se aproxima de 12 mil casos confirmados da Covid-19 desde o início da pandemia do vírus que mudou o curso da história. Desses, cerca de 2.500 ainda estão ativos e a grande maioria das pessoas conseguiu se recuperar, 9084, mas 242 perderam a batalha contra a doença até o momento. Mas, além desses preocupantes números, visto que a sonhada vacina ainda segue distante, outro dado divulgado pela secretaria municipal de Saúde, através do Painel Covid-19, da PMT, é em relação ao número de leitos de UTI. Há mais de um mês segue no vermelho, sem previsão de criação de novos. Porém, mesmo diante desse quadro, muitos teresopolitanos continuam sem tomar os devidos cuidados para evitar a contaminação. E os números da Saúde mostram isso: As primeiras semanas de dezembro indicam recorde de registros de novos casos, superando agosto, quando havia sido registrada a maior alta. Entre 13 e 19 de dezembro, foram confirmados 592 casos. Até então, o maior número em uma semana havia sido anotado em agosto, 573 entre os dias 16 e 22 daquele mês.
Mais de 35 mil exames já foram realizados no município desde o início da pandemia. Até o dia 20 de dezembro, foram confirmados 1.600 casos, uma média de 80 por dia. Em agosto, recorde anterior de ocorrências, foram 2.126 pessoas infectadas, com média de 68 casos por dia. Também analisando as informações divulgadas pelo gabinete de crise a PMT, constatamos que o mês com maior número de óbitos confirmados foi novembro, com 49. No período em curso, dezembro, já foram contabilizados, somente até o dia 20, 27 mortes. Ainda de acordo com a prefeitura, são 14 óbitos suspeitos. Liderando a macabra lista de confirmações da doença, com 1.195 ocorrências, São Pedro também é o bairro com mais óbitos pela Covid-19, 36.  Teresópolis é o sétimo município do estado do Rio em número de casos confirmados e o 15º em número de óbitos.

Faixa etária
Dos quase 12 mil casos confirmados, 3.275 foram de 0 a 29 anos, sendoq eu nessa faixa etária um óbito foi confirmado (entre 20 e 29 anos). Entre 30 e 49 anos, 4.614 casos e 25 óbitos. Entre 50 e 59 anos, foram 36 óbitos confirmados e 1.806 casos. Entre 60 e 69 anos, 57 óbitos e 1.230 casos. De 70 a 79 anos, 603 casos e 53 óbitos confirmados. Entre 80 e 89 anos, 269 casos e 49 óbitos.  De 90 a 99 anos, 83 casos confirmados e 18 óbitos. Acima de 100 anos foram confirmados três casos com uma morte.

PMT recruta profissionais
O Gabinete de Crise de Combate à Covid-19, as Secretarias Municipais de Saúde e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, por meio do SINE Teresópolis, divulgaram nesta segunda-feira processo de inscrição para o cadastro de reserva de profissionais de saúde para a Estratégia de Saúde da Família. O cadastro é voltado para médico(a) e técnico(a) de Enfermagem. Os vencimentos são de até R$ 12 mil. Os candidatos deverão fazer a sua inscrição, até dia 17 de janeiro de 2021, no Portal do Trabalhador (teresopolis.rj.gov.br/portal-do-trabalhador). Após a análise das informações e documentos enviados pelo candidato, serão agendadas as entrevistas com os recrutadores da Secretaria Municipal de Saúde.  Ainda segundo a nota divulgada pela PMT, o cadastro de reserva não estabelece a obrigatoriedade de contratação por parte da prefeitura.

Choque de ordem
No fim de semana, entre os dias 18 e 20, Guarda Civil Municipal, PMERJ e Conselho Tutelar realizaram novas ações de “Choque de Ordem” para tentar conter a proliferação da doença, dessa vez contemplando os bairros do Alto (Praça Ginda Bloch, Feirarte e Posto Pit Stop), Várzea (Reta, Praça Olímpica, Praça Santa Tereza, Parque Regadas e Calçada da Fama), Bom Retiro, São Pedro, Barra do Imbuí, Fonte Santa, Vale do Paraíso, Tijuca, Parque Ermitage, Bonsucesso e Vargem Grande. Foram advertidos estabelecimentos comerciais funcionando fora do horário permitido no Alto (02), Reta (03), Tijuca (03) e Fonte Santa (02), além de realização de campanha de educação cobrando a utilização de máscaras e sido realizados flagrantes de irregularidades no trânsito e menores em ambientes inadequados. 

Home office garantido
O governador em exercício do estado, Cláudio Castro, sancionou a Lei 9.140/20, que determina o regime de home office para servidores e empregados públicos que apresentarem condições precárias comprovadas de saúde física ou mental durante a pandemia de coronavírus. A medida, de autoria do deputado Flávio Serafini (PSol), foi publicada pelo Diário Oficial do Estado. Os servidores também poderão ser direcionados para funções que não possuam risco de infecção da covid-19. A medida valerá também para os trabalhadores terceirizados que atuam nas unidades de saúde estaduais prestando qualquer tipo de serviço presencial, como atividades administrativas, limpeza e segurança. A norma ficará em vigor até o fim do término do estado de calamidade pública devido ao coronavírus. “Precisamos garantir que os agentes públicos se mantenham em condições de garantia de saúde física e mental, quando tiverem comorbidades ou declarações médicas de doenças psíquicas que comprometam suas funções ao se verem obrigados a voltar às suas atividades normais, com a flexibilização do isolamento social”, declarou Serafini.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE