Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Posto de atendimento no Ginásio Pedrão será fechado

Casos suspeitos serão analisados no EPEM, com testagem das 8h às 20h, a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira, 19, o Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis terá novo endereço. Em funcionamento há 1 ano e 4 meses no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, a unidade de atendimento médico e testagem para a Covid-19 passa a funcionar no EPEM, localizado na Rua Doutor Aleixo, 85, também no Centro da cidade. O atendimento será todos os dias, das 8h às 20h. Todas as unidades de atenção primária à saúde (postinhos) também estão preparadas para atender pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19 e para realização de testes. Os pacientes que precisarem de atendimento noturno ou que tenham sintomas agravados deverão procurar as unidades de pronto-atendimento do município: UPA ou SPA de Bonsucesso, no Terceiro Distrito.

O Centro de Atendimento 24 horas contra o Coronavírus no Pedrão foi instituído em março de 2020. Durante todo o período de atividade, foram atendidas 61.396 pessoas. O local, que já chegou a receber mais de 500 pacientes por dia, registra redução significativa da procura por atendimento, o que justifica a mudança para um local menor. “Temos registrado baixa procura por atendimento no Centro de Atendimento do Pedrão nas últimas semanas. Atualmente, a unidade atende uma média de 90 pessoas por dia, sendo 5 no período noturno, em média. Por isso, junto ao Gabinete de Crise, entendemos que a demanda não justifica a ocupação do Pedrão, podendo ser absorvida pela unidade do EPEM, também no centro da cidade”, explica o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.
“A unidade funcionará em plantão de 12 horas durante a semana, incluindo sábados e domingos. Quem estiver com sintomas graves deve procurar diretamente uma unidade de pronto-atendimento. Já em caso de sintomas leves, a orientação é que o paciente procure o EPEM para receber atendimento e realizar a testagem”, orienta a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dr. Edneia Martuchelli.

Panorama da pandemia 
A vacinação segue avançando no município. No momento, estão sendo imunizadas as pessoas com 40 anos sem comorbidade. Até o momento, foram aplicadas 117.076 vacinas na população, das quais 82.231 são primeira dose (45,46%), 31.005 são segunda dose (17,14%) e 3.840 (2,12%) são dose única. Já foram realizados 91.895 testes Covid-19, com uma taxa de 33% de positividade. Nos hospitais, a ocupação segue baixa: os leitos UTI Covid estão com 16% da capacidade (8 de 50), e a clínica médica com 16,28% (7 de 43).

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE