Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Passa de 80 o número de internados em Teresópolis

Mais uma vez não há vagas disponíveis em leitos de UTI nos hospitais do município

Aglomerações, em bares e outros estabelecimentos comerciais similares, festas particulares, partidas de futebol, entre outros esportes coletivos, praças lotadas… Grande parte da população teresopolitana está agindo como se tivesse terminado a pandemia da Covid-19, ou, pelo menos, como se o número esperado de vacinados para se conseguir um controle da doença já tivesse sido atingindo. Porém, a realidade é bem diferente. Teresópolis, assim como a maior parte dos municípios brasileiros, está longe de atingir um número satisfatório de imunizados e, também repetindo a experiência negativa de outras cidades, diariamente temos registrado números negativos preocupantes em relação à doença. De acordo com o boletim da secretaria de Saúde divulgado nesta terça-feira, 23, por exemplo, o município só tinha três leitos livres para pacientes Covid-19. Até a data, eram 40 internados em leitos clínicos, de 43 disponíveis, e 41 ocupando as vagas de UTI – novamente zeradas em Teresópolis. 

O número de casos ativos também segue em um patamar muito alto, 4.945. O de mortes, não para de crescer. Desde o início da pandemia, 363 teresopolitanos perderam a batalha contra o vírus. A lista de recuperados tem 14.268 nomes, mas é importante frisar que o Brasil já registrou diversos casos de reinfecção. Inclusive, dois estão sendo investigados pela secretaria municipal de Saúde. A prefeitura, por sua vez, muito pouco se pronuncia sobre o assunto, mesmo quando há superlotação dos leitos, como ocorre atualmente e quando tecnicamente deveriam ser tomadas medidas mais enérgicas para evitar o aumento do número de munícipes infectados, pessoas que, em caso de necessidade de internação, teriam que ficar em locais como a UPA aguardando uma vaga ou serem transferidas para outras cidades – como Volta Redonda, destino de muitos locais nos últimos meses. Dessa forma, com um cada vez maior número de pessoas agindo de forma despreocupada mesmo em um momento que continua de crise e um governo que só se pronuncia quando a “notícia é boa” – chegada de vacinas, ampliação do número de leitos, etc – fica a pergunta: A culpa é de quem?

Vacinação de acamados
Teresópolis segue com a imunização de idosos acamados acima de 85 anos contra a Covid-19. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de vacinar todo este grupo até este final de semana. O atendimento é feito pelas equipes volantes do Serviço de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde, que vão às residências aplicar as doses da vacina. O serviço é exclusivo para quem se cadastrou anteriormente, atestando possuir 85 anos ou mais e estar acamado. 
Os agentes da saúde têm relatado casos de pessoas que não se aplicam a esse grupo. Um em cada três idosos cadastrado não está dentro do público-alvo, que são exclusivamente os idosos acima de 85 anos e que se encontram sob cuidados especiais, não podendo se locomover para vacinação. Idosos que moram em Teresópolis e já receberam a primeira dose em outra cidade também não devem entrar na listagem. “A Secretaria de Saúde de Teresópolis solicita que quem cadastrou de forma incorreta um idoso (vacinado em outro município ou fora do público-alvo desta fase) ligue para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis, para que o nome seja retirado da lista. O número é: (21) 2742-3352 ramal 260”, informou a PMT nesta quarta-feira, 24.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE