Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19 na Prefeitura de Teresópolis: Aumenta o número de casos confirmados

Palácio Teresa Cristina e centros administrativos fechados para sanitização e testagem de funcionários

Em nota divulgada no final da tarde desta quarta-feira, 22, o governo municipal informou que o Palácio Teresa Cristina, onde funciona a sede da prefeitura, e os centros administrativos, no antigo Fórum e ao lado da Câmara de Vereadores, ficarão fechados para atendimento ao público esta semana, só reabrindo as portas na próxima segunda-feira, 27. Nesse período de restrição no atendimento presencial, será feita a testagem dos servidores municipais e a realização de serviço de sanitização como forma de diminuir as chances de propagação da Covid-19. A ação teve início nesta terça-feira, 21, depois que cinco servidores lotados na sede do governo testaram positivo para o novo coronavírus. O prédio foi fechado emergencialmente e novos exames foram realizados nas equipes de plantão, com mais confirmações para a doença. Extraoficialmente, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV apurou que é grande o número de funcionários públicos municipais infectados, em diversas secretarias e setores: Seriam aproximadamente 50. Tentamos confirmar esses dados. Porém, foi informado pela Assessoria de Comunicação que “como a testagem dos servidores municipais continua sendo feita nesta quarta-feira (22/07), ainda não tem balanço da Secretaria de Saúde quanto aos casos positivos”. No início da noite, em mensagem divulgada através de redes sociais, que o prefeito Vinicius Claussen está entre os que tiveram confirmação para a doença. “Passo bem e não tenho sintomas. Ficarei por, no mínimo, 14 dias em isolamento domiciliar”, informou Vinicius.
A Prefeitura de Teresópolis diz que está seguindo o Programa Estratégico de Testagem, criado pelo Gabinete de Crise através do Decreto Municipal 5.306/2020, e está ampliando as ações de controle de suas rotinas administrativas no enfrentamento ao Coronavírus. “Além da instalação de dispenser com álcool gel em pontos estratégicos, distribuição de máscaras para os servidores e intensificação dos serviços on-line, estão sendo realizados testes nos servidores”, justificou o governo, informando também que os servidores lotados que testaram positivo para Covid-19 iniciaram a quarentena com acompanhamento da equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Serviço de Atenção Domiciliar, além de ser feito monitoramento dos familiares que moram na mesma residência. Nesse período, serão realizados apenas serviços internos. No site da prefeitura (www.teresopolis.rj.gov.br) o contribuinte tem acesso aos telefones e e-mails de todas as secretarias e serviços. 

Sindicato
Essa situação preocupa o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, que vem cobrando maior proteção para os trabalhadores que estão expostos ao contato com o público. De acordo com Kátia Borges, presidente do SINDPMT, a retomada não deveria estar ocorrendo tão rapidamente enquanto o índice de casos de Covid-19 ainda apresenta crescimento. “Não espanta esse fechamento da prefeitura, como deverão ocorrer vários outros. A gente vem acompanhando servidores, pedindo socorro pela falta de material para esses atendimentos, enquanto acontece essa reabertura da cidade. As pessoas não estão respeitando o uso da máscara, do rodízio de CPF e tudo isso contribui para o problema. Eu acho que essa volta foi precoce. Os servidores da Saúde estão extremamente cansados, a maioria está começando a ficar doente, não só pelo Covid porque uma grande quantidade deles está com o vírus, mas também pelo cansaço físico e emocional. Não há mais pessoas para suprir as faltas dos demais. É óbvio que isso iria afetar a cidade”, afirmou Kátia em entrevista para a Diário TV.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE