ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Covid-19: Em um mês, 722 novos casos registrados em Teresópolis

Data: 05/06/2020

Banners divulgados pelo Gabinete de Crise da Prefeitura indicam grande aumento do número de casos de confirmação e mortes no período de um mês. Em relação ao número de suspeitos, importante frisar que houve redução no meso período de acompanhamento. Expectativa é que curva de contaminação comece a descer para acontecer a flexibilização das medidas restritivas

O último boletim divulgado pelo Gabinete de Crise da Prefeitura, com dados da Secretaria Municipal de Saúde, mostra que foi registrado um grande salto no número de novos casos confirmados da Covid-19 em Teresópolis. Entre 04 de maio e 04 de junho, o balanço final passou de 264 para 986 pessoas com a confirmação para o novo coronavírus, o que representa um aumento de 722 na estatística realizada pelo governo municipal. No mesmo período, o número que contabiliza a quantidade de teresopolitanos que perdeu a batalha contra a doença passou de apenas cinco para 37. Em relação às internações hospitalares, no início do mês passado havia 17 pessoas, sendo duas em estado grave, nos leitos SUS contratados pela gestão municipal nos hospitais particulares, HSJ e HCTCO. Nesta quinta-feira, o “Painel Covid-19” indicava 49 internações, sendo 30 em leitos clínicos e 19 em leitos UTI, sendo nove intubados. No início de maio, havia confirmações da doença em 54 bairros ou localidades do Segundo e Terceiro Distritos. Hoje esse número alcança 79 regiões, estando a Várzea no topo de confirmações, com 99 casos e duas mortes.
O também que chama a atenção na análise desse período de enfrentamento à doença no município é que na maior parte tem acontecido o polêmico “rodízio de circulação por CPF”, onde o teresopolitano só pode sair às ruas ou fazer compras em estabelecimentos comerciais se o número final do seu Cadastro de Pessoa Física coincidir com o dia em curso. Tal medida não vale para quem está trabalhando em serviços essenciais, pelo menos no quesito “circulação”. Importante lembrar que há previsão que, quando houver a flexibilização das medidas restritivas, permitindo a abertura de estabelecimentos comerciais e atividades de lazer de acordo com “ondas”, continue a cobrança do sistema do rodízio para acesso às lojas.
Voltando mais um mês nessa contabilidade, portando 04 de abril, os números chama ainda mais atenção: O boletim divulgado pelo Gabinete de Crise naquela ocasião indicava apenas seis casos confirmados, 33 em investigação e oito internações, além de não haver ainda nenhuma morte pelo novo coronavírus. Já há dois meses se falava da necessidade de apertar a fiscalização justamente para evitar o quadro que enfrentamos hoje: “Coloca policiamento nas ruas pra impedir esse povo à toa nas ruas! Caminhadas, idosos nas praças, crianças brincando nas ruas. Ajuda aí prefeitura, já sabemos que educação e consciência o povo não tem! Isolamento é pra todos e pra tudo! De que adianta eu não poder trabalhar e ir pras ruas passear?”, questionou a internauta Camila Rocha na página da Prefeitura na rede social Facebook. Porém, apesar dos insistentes apelos de mais rigidez na fiscalização, nesse longo período foram centenas de flagrantes de desrespeito aos decretos municipais, desde medidas simples como utilização de máscaras a frequentes aglomerações e utilização de áreas de lazer por grupos, como na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea.

Vitória!
Nesta quinta-feira, 04, O Diário recebeu informação sobre mais dois pacientes que venceram a batalha contra a Covid-19 e tiveram alta após um longo período de internação no Hospital São José, o enfermeiro Fábio Ponciano e o motorista de ambulância da UPA Léo Meirelles. No primeiro caso, foi registrado um vídeo emocionante da saída de Fábio da unidade hospitalar, imagem que você pode conferir em nossa página no Facebook.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anticorpos contra covid-19 duram pelo menos sete meses, mostra estudo

Aos 80 anos, Pelé é homenageado pela Fifa

Eleições: PF usará drones para flagrar crimes como boca de urna

Estado repassa mais R$ 371 milhões para as prefeituras fluminenses

BR-116 tem recuperação de pavimento em trechos da baixada

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy