Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

COVID-19: Dois casos suspeitos de reinfecção em Teresópolis

Secretária de Saúde investiga ocorrências e alerta para necessidade de manutenção dos cuidados sanitários

Marcello Medeiros

A reportagem do jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV apurou nesta quinta-feira, 27, que o setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, está investigando dois casos suspeitos de reinfecção pela Covid-19 em moradores do município. De acordo com nota, divulgada pela Assessoria de Comunicação da PMT, “os dois casos seguem em investigação, não sendo confirmados até o momento”. Não foram informados mais dados sobre os pacientes. Ocorrências de pessoas que já tiveram o novo coronavírus e voltaram a ser infectadas já foram registradas em outros lugares do Brasil. Na Bahia, por exemplo, uma paciente de 45 anos foi contaminada em maio e novamente em outubro, com confirmação por meio de teste laboratorial RT-PCR. Nas duas situações, ela não apresentou evolução para quadros mais graves.
No caso da Bahia, o pesquisadores do Instituto D´Or alertaram que os casos de reinfecção podem trazer alterações que podem criar obstáculos à ação dos anticorpos para o tratamento dos pacientes com o vírus. “A descoberta serve de alerta e reforça a necessidade de manutenção das medidas de controle da pandemia, para reduzir a possibilidade de circulação desta e de possíveis futuras linhagens que, ao acumular mutações, podem vir a se tornar mais infectantes, inclusive para indivíduos que já tiveram a doença”, alerta o pesquisador do instituto Bruno Solano. O episódio foi analisado pelo Instituto D´Or em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo foi registrado pelos pesquisadores do instituto em um artigo científico. O texto foi submetido à revista científica Lancet Infectious Diseases, periódico acadêmico renomado internacionalmente e que tem sido espaço de lançamento de diversos estudos sobre a pandemia.

Atenção redobrada
A Dra. Edneia Martuchelli, subsecretária de Atenção Básica de Saúde de Teresópolis, reforça que é preciso manter atenção nas medidas sanitárias previstas para evitar a contaminação pela Covid-19, mesmo se a pessoa já tiver passado pela infecção. “O fato de ter tido a doença não é motivo para relaxar e não seguir à risca as recomendações para evitar o contágio. A rotina de cuidados não deve mudar e, inclusive, ficar ainda maior. Ainda não há evidências científicas mostrando que quem contraiu a Covid-19 não vai contrair novamente. Além disso, por ser uma doença nova os efeitos a médio e longo prazo ainda são totalmente desconhecidos, assim quem teve pode apresentar eventuais complicações. Então é preciso continuar com as regras de ouro no cuidado de prevenção. É necessário que nenhum de nós relaxe, devemos continuar nos prevenindo e seguindo as medidas gerais de usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações. Isso é essencial e deve continuar sendo feito mesmo por quem já foi infectado”, enfatiza a Médica. “Não se pode trabalhar com sorte ou com a ideia de ‘isso não vai acontecer comigo’ como alguns dizem”, completa.

Mais de quatro mil ativos
Até esta sexta-feira, 28, Teresópolis havia registrado 16.433 casos da doença. Desses, 4.063 estavam ativos e, consequentemente, com possibilidade de contribuir com a propagação da doença. A lista de recuperados tem 12.043 casos, enquanto 327 morreram em consequência da doença. Somente nesta quinta-feira, 150 novos casos foram confirmados. Janeiro já contabiliza 3.349 casos confirmados, o mais alto para o período de um mês até o momento.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE