ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Corpo de Bombeiros realiza dois resgates em trilhas

Data: 27/03/2018

Após difícil procedimento para transporte da vítima até o local onde a aeronave pudesse pousar, ela foi levada para hospital em Petrópolis

Marcello Medeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no último fim de semana, dois salvamentos em trilhas e matas do estado. Ao todo, 12 bombeiros participaram, in loco, das ações de resgate, que aconteceram na capital e em uma das trilhas mais bonitas e procuradas da parte alta do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Travessia Petrópolis x Teresópolis. O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da corporação também precisou ser acionado para conduzir uma das pessoas envolvidas nas ocorrências para atendimento em unidade hospitalar.
Na noite de sábado (24), os militares resgataram um casal de jornalistas argentinos que se perdeu próximo à Cachoeira dos Primatas, no Horto do Rio. Os turistas foram encontrados após quatro horas de buscas, no Mirante da Lagoa. A operação contou com cinco bombeiros do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), um deles bilíngue, que manteve comunicação constante, pelo telefone, com as vítimas, acalmando-as e orientando-as sobre o caminho. - Ficamos todo o tempo em contato com a equipe do Corpo de Bombeiros pelo celular. Eles nos guiaram e tranquilizaram. Estávamos muito nervosos. Quando fomos achados, por volta de 23h30, nos ofereceram hidratação e atendimento médico. Descemos a trilha juntos até uma base, onde duas viaturas nos aguardavam. Seremos eternamente gratos. Fomos muito bem tratados - disse Agustina Vidal, de 24 anos.
Na manhã de domingo (25), a tropa foi acionada para um socorro no Morro do Açu, um dos pontos de parada da tradicional Travessia Petrópolis x Teresópolis, montanha localizada no território do município vizinho. A vítima, uma mulher de 38 anos residente no município de Penedo, havia sofrido uma torção no joelho esquerdo. Após longa caminhada até a montanha, subida que acaba mais demorada nessa época do ano por conta da grande insolação em quase toda a extensão da trilha, o efetivo do Destacamento de Itaipava (DBM 2/15) chegou até a vítima. No local, os militares constataram que seria melhor ela transportada por um helicóptero da corporação. Com auxílio de funcionários do abrigo do Açu, a vítima foi conduzida até os campos de altitude do “Chapadão do Açu”, onde foi possível realizar o pouso da aeronave dos Bombeiros. De lá, a mulher foi encaminhada para Hospital Santa Tereza, em Petrópolis. - Além da técnica, focamos no planejamento, na coordenação e integração e na comunicação para o cumprimento da missão - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Roberto Robadey. 

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Teresópolis libera reabertura dos parques

Anticorpos contra covid-19 duram pelo menos sete meses, mostra estudo

Aos 80 anos, Pelé é homenageado pela Fifa

Eleições: PF usará drones para flagrar crimes como boca de urna

Estado repassa mais R$ 371 milhões para as prefeituras fluminenses

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy