ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Corpo de Bombeiros inicia postagem da Taxa de Incêndio 2021

Data: 04/02/2021

Os recursos são aplicados no reequipamento operacional de materiais e viaturas de prevenção e combate a incêndios, socorro e atendimentos de emergência/Imprensa/RJ

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inicia, neste mês de fevereiro, a postagem dos boletos da taxa de incêndio 2021. Os vencimentos referentes ao exercício de 2020 estão agendados entre os dias 15 e 19 de março. Os valores do tributo variam entre R$ 33,41 (para imóveis com até 50 metros quadrados de área construída) e R$ 2.004,51 (bens não-residenciais com mais de mil metros quadrados). As cobranças serão enviadas pelos Correios.  O contribuinte que quiser se antecipar pode consultar o site do Funesbom (http://www.funesbom.rj.gov.br/) e já imprimir o boleto. Basta ter em mãos o N° CBMERJ ou o número de inscrição predial do carnê do IPTU e, em seguida, informar o município para localizar o imóvel. Essa alternativa também é válida caso a pessoa não receba sua taxa até 5 dias antes do vencimento.

Os recursos são aplicados no reequipamento operacional de materiais e viaturas de prevenção e combate a incêndios, socorro e emergência em vias públicas, busca e salvamento terrestre, aéreo e marítimo, na capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, sempre visando à melhoria da prestação de serviços à população. 

Isenção
Conforme prevê a legislação vigente, ficam isentos do pagamento da taxa de incêndio os aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física proprietários ou locatários de apenas um imóvel residencial no Estado do Rio de Janeiro, medindo até 120 (cento e vinte) metros quadrados, e que recebam proventos ou pensão de até 5 (cinco) salários mínimos; além de igrejas e templos de qualquer culto. A isenção, porém, não é automática. O beneficiário precisa apresentar a documentação necessária que comprove os requisitos acima estabelecidos em um dos 63 postos de atendimento do Funesbom.

Cartilha
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) lançou, este mês, a sétima edição do Guia de Orientações em Saúde Mental. O material inclui um novo capítulo que aborda questões que envolvem o trabalho da corporação durante a pandemia. Com a premissa de que a saúde mental é essencial para salvar vidas, o guia chama a atenção para sintomas muitas vezes despercebidos, como alteração do sono e apetite, perda de prazer ou alegria em atividades antes consideradas estimulantes, além de oferecer orientações de como identificar esses distúrbios, de que maneira praticar o autocuidado e onde procurar ajuda para enfrentar a questão.
Para a elaboração da cartilha Orientações em Saúde Mental para Bombeiros Militares em Tempos de Pandemia, a seção de Psicologia em Desastres considerou a natureza do trabalho da corporação bastante intenso e com situações de risco sempre presentes. Também avaliou a questão do luto vivenciado por milhares de pessoas, com o aumento signi?cativo do número de mortes e acometimentos de toda ordem em função da Covid-19. A primeira campanha junto aos bombeiros militares surgiu em 2014 por iniciativa de um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais e, hoje, acontece em todo Brasil, promovida, principalmente, por pro?ssionais de Saúde das diferentes corporações. A cartilha Orientações em Saúde Mental para Bombeiros Militares em Tempos de Pandemia está disponível no site do CBMERJ


 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Saúde recebe mais 2 milhões de doses da Pfizer

Presidente Bolsonaro testa negativo para a covid-19

Após acidente, Rapper MBrum divulga mensagem nas redes sociais

Turismo Cervejeiro atrai visitantes e fomenta a economia local

Projeto quer quebrar exclusividade das concessionárias de gás canalizado no estado

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy