Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Corpo de Bombeiros com força-tarefa para combater incêndios florestais

Número de queimadas nos municípios da Região Serrana é motivo de preocupação

Uma força-tarefa formada por militares do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e brigadistas do ICMBio e IBAMA tem atuado na Região Serrana para combater focos de incêndios em áreas verdes e de preservação. Chamada de operação Extinctus, a ação, que conta com o suporte de viaturas e de duas aeronaves, já utilizou mais de 50 mil litros de água no combate aos focos que atingiram os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O tempo seco tem ampliado os riscos de incêndio nas matas. Mais de sete mil ocorrências foram registradas pela corporação em todo o estado, de janeiro a junho.
– Embora a corporação não apure as causas das ocorrências, o que é feito por órgão policial por meio de perícia técnica, a experiência dos militares aponta para incêndios causados por queimadas ilegais (renovação de pastagens, vandalismo, queima de "limpeza" e queda de balões). Os principais danos são as perdas da flora e fauna naturais do Estado do Rio de Janeiro – explica o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr.
Os focos de incêndio em vegetação são mais comuns quando há conjunção de fatores como baixa precipitação, pouca umidade do ar e altas temperaturas. A população pode ajudar a prevenir este tipo de ocorrência ao evitar acender fogueiras, queimar lixo no quintal, soltar balões, jogar pontas de cigarro em qualquer ambiente, principalmente, nas estradas próximas à vegetação, e jogar garrafas de vidro em áreas florestais e em beira de estrada. Elas funcionam como lente de aumento para os raios solares, gerando calor. Quem provoca incêndio está sujeito a pagar multas altas ou até mesmo ser preso, dependendo das consequências dos seus atos. O crime deve ser denunciado pelo telefone da Policia Militar (190).

Ação preventiva
O Corpo de Bombeiros elabora planos de prevenção e ação junto a entidades parceiras (Unidades de Conservação e Defesa Civil Municipal/Estadual), realiza trabalho de conscientização por meio de distribuição de material impresso, vídeos e palestras para diversos públicos, incluindo crianças inscritas no projeto "Preservar para Salvar".  A Secretaria de Estado de Defesa Civil também elaborou recentemente um estudo que identifica as áreas de vegetação mais vulneráveis a ocorrências de incêndios florestais no estado. O Mapa de Susceptibilidade, criado a partir do trabalho realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas (Cepedec), ajuda no planejamento das ações de prevenção e levou em consideração três cenários possíveis – anual, trimestre seco e úmido. Clique aqui e conheça o Mapa de Susceptibilidade.   

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE