Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Controle de agrotóxicos do estado do Rio é destaque no Brasil

- Sistema integrado permite melhor fiscalização sobre a utilização do produto nas lavouras

Passado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, celebrado em 11 de janeiro, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento ressalta a importância da conscientização dos produtores e consumidores sobre os riscos para a saúde e o meio ambiente pelo uso indiscriminado desse tipo de produto. O estado do Rio conta com o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) para auxiliar no controle do uso de agrotóxicos nas produções fluminenses. A plataforma permite que a equipe de Defesa Agropecuária controle e monitore a entrada, a comercialização, o uso e a devolução das embalagens vazias em todo o estado. “Valorizamos o trabalho e a saúde dos nossos pequenos produtores e os produtos que vão chegar até a mesa da população. Por isso, o controle do uso de agrotóxicos é feito com toda segurança e rigidez. O sistema on-line centraliza informações que integram o cadastro, a comercialização, receituário agronômico e a fiscalização do uso dos agrotóxicos”, explicou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Segundo o coordenador de Defesa Vegetal, Leonardo Vicente, graças a essa plataforma, no ano de 2020 mais de 95 toneladas de embalagens vazias foram retiradas do campo e levadas para um destino ambientalmente adequado. “Estamos na vanguarda do controle de agrotóxicos, com ações para garantir que o alimento ofertado à população não contenha resíduos. E isso se reflete na qualidade de vida do nosso produtor rural”, ressaltou o coordenador.
De acordo com uma regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, todos os produtores de vegetais frescos do Rio de Janeiro deverão utilizar a rastreabilidade em seus produtos. “E a Secretaria de Agricultura vem dando todo apoio técnico aos trabalhadores, gerando mais transparência em todo processo, o que gera valor para os produtos fluminenses”, divulgou o governo estadual.
 
Sistema de Integração Agropecuária
O Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) é um dos sistemas mais modernos de controle de agrotóxicos do Brasil. Foi desenvolvido para atender às demandas de gestão das atividades da Defesa e Inspeção Agropecuária. Com essa plataforma on-line é possível monitorar e realizar o controle de resíduos de agrotóxicos na produção de vegetais frescos, com o objetivo de garantir a qualidade e a segurança desses produtos para o consumidor. O Siapec é o único sistema que conta com o método de devolução de embalagens, mediado de forma on-line, dando acesso a alimentos com segurança e isentos de resíduos prejudiciais à saúde. Além disso, colabora no controle desse importante insumo para combater as pragas que prejudicam as lavouras e os agricultores, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida do produtor rural.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE