Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Contaminado por Covid-19 questiona atendimento do Pedrão

Paciente reclama que demora em atestar a doença só facilita a disseminação do novo coronavírus

Além da precariedade na Saúde de Teresópolis que já é conhecida há bastante tempo, com casos recorrentes de problemas na UPA, pacientes com suspeitas de Covid-19 também estão sofrendo para conseguir receber o atendimento correto por conta dos protocolos criados pelo governo municipal. A longa espera para poder ter o direito de fazer o teste e o tipo de exame que é disponibilizado podem estar potencializando a contaminação no município e causando agravamento da saúde de pacientes. Esse problema tomou uma grande projeção nas redes sociais através do relato de um homem não recebeu o tratamento adequado no Pedrão enquanto ele, a esposa, a sogra e a filha de 7 anos já apresentavam vários sintomas e o quadro deles ia piorando. 
O desabafo de Welysom Ribeiro demonstra que os procedimentos adotados em Teresópolis e o tipo de exame que é feito podem prejudicar o tratamento e agravar uma situação que poderia receber melhor atenção desde o início. Sem uma solução no atendimento no Pedrão e temendo pela saúde, ele precisou gastar dinheiro com atendimento particular.
“Fomos bem atendidos por toda equipe médica, mas não fizemos o teste por não haver ainda os intermináveis 10 primeiros dias de sintomas. Saímos de lá com a receita do coquetel para tomarmos e com atestado de isolamento de 5 dias.  Como os sintomas eram mais fortes na minha esposa, no dia 9 decidimos fazer o exame particular (R$ 350,00) no Hospital São José e em 48 horas saiu o resultado dela: POSITIVO para Covid19! Neste mesmo dia eu já tinha quase todos os sintomas: dor no corpo, dor de barriga, diarreia, dor nas costas, pressão absurda na cabeça, tosse, febre de 3 em 3 horas, perda de paladar e olfato. Mas o pior viria no sábado, dia 12, quando acordei com uma pressão muito forte no peito e tinha dificuldades para respirar mais fundo. Neste dia achei que eu ia….”, conta Welysom em sua publicação no Facebook.

Ele conta que embora já tivesse pré-agendado pela Secretaria de Saúde uma consulta clínica para ele fazer o teste Covid na terça-feira dia 15, quando completaria 10 dias de sintomas, ele resolveu voltar ao Pedrão com a esposa para ser avaliado. Desta vez, mesmo estando no sétimo dia de sintomas, o médico resolveu fazer o teste, porém o resultado deu negativo.  
Welysom relatou que mesmo sentindo os sintomas e explicando que o coquetel que ele estava tomando tinha acabado, o médico apenas o teria indicado isolamento por 7 dias, baseando-se no resultado negativo do teste rápido feito no local. Só depois que ele mostrou o resultado positivo da esposa é que foi pedido a ele retornar para fazer outro exame quando completasse dez dias dos sintomas. No dia marcado, então ele fez o teste no Pedrão, ainda apresentando febre e novamente o resultado foi negativo. 
Foi então que buscou uma contraprova que evidenciou ainda mais as falhas nas regras e exame que são disponibilizados no Pedrão: “Com febre acima de 38, todos os sintomas covid19 saí do Pedrão com prescrição de antibiótico, diferentemente de sábado. Me disseram também que a partir do próximo sábado eu já não contaminaria ninguém, haja vista 14 dias de sintomas. Ainda sim, muito preocupado e com medo, procurei amigos da área de saúde que me consultaram e me encaminharam para fazer um TC de urgência no HCT. Resultado: Covid-19 e 25% de pulmão comprometido. Essa médica-amiga, um anjo que entrou na minha vida hoje, mudou totalmente a medicação que haviam prescrito pra mim no Pedrão, as orientações também mudaram e as próximas 48 horas serão importantíssimas para definir minha recuperação ou internação! Deus no controle!”, afirmou.
De acordo com o texto, ele agora tenta viabilizar os testes para a sogra, a filha e o filho que não teve sintomas. 
Diante que tudo que passou, Welysom afirma que a experiência deixou claro para ele que a recuperação da Covid-19 em Teresópolis é praticamente “uma loteria”, pois o cidadão vai depender de “muita sorte e fé”, destacando ainda que os profissionais sempre o atenderam bem, mas isso não resolve o problema que é a falta de um acolhimento eficiente. “No Pedrão nada se resolve. O Pedrão é marketing”, afirmou.

Vice-prefeito responde às críticas
A grande repercussão da postagem fez com que recebesse dezenas de comentários e compartilhamentos, fazendo com que o vice-prefeito Ari Boulanger se pronunciasse em resposta ao relato de Welysom: “Também estou com Covid, apesar de também tomar todos os cuidados pertinentes contra a Covid. Li sua mensagem inteira e vou levá-las para discussão! Muito obrigado pelo Feedback que você está dando. Te aconselho a tratar todos da casa como Covid mesmo sem a testagem. Melhoras para todos vocês e se persistir os sintomas volte para o Pedrão ou vá direto para a UPA. Só discordo que o Pedrão é marketing, já foram salvos muitos pacientes ali dentro e com essa observação vou orientar todo time novamente. Hoje o que salva o paciente é o tratamento no início da doença. Com dois sinais já temos que considerar que é Covid e o tratamento tem que começar no mesmo dia. Melhoras e um forte abraço!”
Já a prefeitura não nos enviou um posicionamento sobre as questões apontadas. A assessoria de comunicação disse em nota que estava providenciando a respostava com os responsáveis pela área, o que não chegou até o fechamento desta reportagem.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE