Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Construção mais limpa, rápida e até 40% mais barata que a tradicional

Sistema Blocom inova e apresenta no país uma nova forma de fazer obra com redução de custos e melhor aproveitamento dos espaços

Anderson Duarte

Um dos maiores desafios da construção civil moderna tem sido promover a sinergia entre as necessidades de redução de custos no processo da obra e atender aos anseios e exigências de um público consumidor cada dia mais atento e informado. Mas se os desafios são grandes para o setor, a boa notícia é que a criatividade e capacidade de adaptação do brasileiro continuam sendo uma constante e as soluções eficientes e criativas sempre estarão aí para dar uma forcinha. Pensando nesse desafio, a empresa Blocom, apresenta ao mercado uma nova forma de se construir com menos sujeira, mais velocidade na conclusão e com redução do valor final da empreitada em até 40%. Com fabricação em Teresópolis, a novidade já tem sido empregada em algumas obras e nossa reportagem visitou o canteiro de uma delas esta semana para conferir como o sistema patenteado pode preencher essa lacuna entre qualidade, velocidade e redução de custos.


Em pleno coração da cidade, nas esquinas da Rua Tenente Luis Meirelles com a Nilza Chiapeta Fadigas, a construção de duas lojas utilizam a tecnologia da Blocom e a velocidade de finalização do processo de construção já salta aos olhos em uma primeira impressão. Mas o que a princípio pode ser surpreendente, fica ainda mais impressionante quando visto bem de perto, mais especificamente, bloco a bloco do sistema. Com a tecnologia desenvolvida pela empresa é possível subir paredes em questão de minutos e tudo já com o acabamento fino destas paredes. Daniel Fernandes, da Blocom, recebeu nossa reportagem e explicou que o produto já é fabricado em Teresópolis e oferece a redução de materiais e dimensões da fundação e estrutura, menos custo com mão de obra, energia elétrica, o consumo de água, além dos dispendiosos aluguéis de betoneiras e andaimes, entre outros.

 

Daniel Fernandes, da Blocom, recebeu nossa reportagem e explicou que o produto já é fabricado em Teresópolis e oferece a redução de materiais e dimensões da fundação e estrutura, além de outros aspectos 

O primeiro aspecto percebido por nossa reportagem foi justamente a velocidade da obra, segundo Daniel um dos maiores benefícios da tecnologia, e não só para a conclusão do projeto, mas em todo o processo. “O tempo de fechamento, por exemplo, pode ser até quinze vezes mais rápido. O Blocom já vem com o chamado acabamento fino, ou seja, ele promove celeridade, dispensa diversas etapas como o chapisco, o emboço e o reboco, e tudo com os seus respectivos tempos de secagem e preparação. Só aí temos uma economia sensível de tempo e de custos com material humano na obra. O chamado retrabalho, muitas vezes provocado pelas paredes tortas e erros materiais graves não existem com a instalação do Blocom, é garantia de velocidade e menos desperdício”, explica Daniel, que ainda aponta para o fato de toda essa redução de tempo com os assentamentos, acabamentos e a secagem, minimizam muito os custos com mão de obra, talvez um dos maiores problemas de quem constrói hoje em dia.
O novo sistema construtivo não emprega os tradicionais tijolos como conhecemos, e em não se tratando de questões estruturais, substitui todos os métodos tradicionais com grande eficácia. São blocos compostos por cimento, aditivo, areia, água, ferro e poliestireno expandido, conhecido popularmente como isopor. São placas resistentes, duráveis, mas extremamente leves e fáceis de serem instaladas, sem a necessidade de nenhum curso ou capacitação especifica para tal, pelo contrário, trazendo de volta ao mercado, a mão de obra simples dos pedreiros que sempre fizeram parte do nosso cotidiano. “O Blocom foi testado em laboratório e nada como a segurança de testes realizados, principalmente quando se trata de um laboratório reconhecido pelo Ministério das Cidades como Instituição Técnica Avaliadora no país e com seus ensaios e calibrações acreditadas pelo Inmetro. Sem contar que a capacidade produtiva neste sistema pode ser consideravelmente maior em termos de continuidade da prestação. Mas além da velocidade de produção ser até 50% maior do que nos sistemas tradicionais, há também o ganho de qualidade. O conforto térmico e acústico e a manutenção da moradia se torna mais fácil, pois não é necessário quebrar paredes para mexer nos encanamentos e fiações, o que novamente propicia uma redução considerável na contratação da mão de obra”, explica Daniel.

Anselmo Arruda, que comercializa e fabrica o sistema em nossa cidade explica que, além da questão da economia, as propriedades térmicas e o acabamento mais fácil tem sido fundamentais na escolha do produto a ser usado na construção

Anselmo Arruda, que comercializa e fabrica o sistema em nossa cidade explica que, além da questão da economia, as propriedades térmicas e o acabamento mais fácil tem sido fundamentais na escolha do produto a ser usado na construção e, neste sentido, o Blocom sai a frente em todos os fatores determinantes desta escolha. “A qualidade e rapidez na execução da obra são características importantes sempre no processo de tomada de decisão para quem vai construir. Se compararmos o sistema de construção convencional ao Blocom veremos que realmente são diversas as vantagens, mas no caso especifico da nossa região, o conforto que o sistema traz é impressionante, caiu como uma luva no nosso clima. Como todo mundo sabe, as paredes têm função primordial em qualquer projeto, já que proporcionam a proteção termoacústica dos ambientes, delimitam os espaços e recebem as instalações elétricas e hidráulicas. Temos um clima úmido e com alta incidência de sol e aqui em Teresópolis também o frio, e o sistema possui garantia de isolamento térmico e acústico. Também é importante salientar que devido as dimensões do bloco é possível ter mais agilidade na construção, tornando o levantamento das paredes mais rápido. Além disso, esse bloco possui a maior resistência entre todos os comparativos”, explica Anselmo que também lembra que o sistema atende a mais diversas normas técnicas para construção de edificações, com testes laboratoriais.
Outro aspecto bastante presente no canteiro de obras que utiliza o sistema é a redução do desperdício, perfeitamente percebida desde as primeiras etapas do processo. Como são feitas com formas pré-moldadas, ou seja, com os blocos já prontos, os restos de construção comumente presentes no sistema convencional, como as madeiras usadas para fazer as formas, e que acabam virando resíduo, assim como os restos de tijolos e blocos de concreto que sempre se acumulam, não estão presentes fazendo com que o ambiente da construção também seja muito mais limpo. “Nesse aspecto, a principal vantagem do Blocom é o maior controle do consumo de materiais, que gera menos resíduos no canteiro de obras. Temos, como vocês estão vendo aqui, um canteiro limpo, sem acúmulo de caliça, nem de restos de madeiras, ou outros tipos de resíduos. Outro exemplo são os restos de acabamentos também, quando a unidade ainda é apenas um esqueleto metálico são implantadas as redes elétrica e hidráulica, ou seja, ao invés de quebrar o que já foi construído, o que gera desperdício e retrabalho, as redes são instaladas antes de se levantarem as paredes. Menos sujeira, trabalho, desperdício e, claro, mais economia no final”, enaltece Daniel.


Com uma construção mais limpa, rápida e até 40% mais barata que a tradicional, sistema Blocom promete inovação na forma de fazer obra com redução de custos e melhor aproveitamento dos espaços

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE