Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Construção condenada no Panorama está sendo demolida

Desmonte da obra, a cargo da SOS Demolidora, tem prazo de 60 dias para ser feito

Wanderley Peres

Obra em risco que a prefeitura permitiu ser construída no bairro Panorama, sob frágeis pilotis e não assentada ao chão, como previsto na planta aprovada e que teve a licença cassada depois de pronta porque não foi devidamente fiscalizada pelos setores competentes da administração municipal, começou a ser demolida nesta sexta-feira, 25. O desmonte da construção de três pavimentos e que ameaça cair sobre grupo de residências abaixo, na rua Oscar Silva, está sendo realizado pela empresa SOS Demolidora, de Teresópolis, e que tem previsão de entregar o terreno limpo no prazo de 60 dias. 
 
Enquanto isso, diversas famílias seguem aguardando a desconstrução morando em hotéis ou de favor enquanto o risco permanece. Perguntada, a Prefeitura não informou a O DIÁRIO sobre o custeio das despesas que as famílias vem tendo e as providências que tomou, com relação ao descumprimento do projeto, pelo proprietário, e os prejuízos que causou, nem quanto a qualquer processo interno, para verificar as responsabilidades dos setores que deveriam ter acompanhado a construção, regularmente, parando o abuso em tempo hábil, em beneficío dos moradores vizinhos agora desalojados e do proprietário, inclusive, que amargará enorme prejuízo por sua imprudência e pela ineficiência administrativa da prefeitura, de quem poderá até pedir ressarcimento.

Casa quase pronta em três pavimentos e seria obra legal se estivesse assentada no chão e não sobre frágeis pilotis, por isso adernada

As providências para a eficiente fiscalização e as consequentes ações, que culminaram na interdição das residências em risco e a ordem de demolição da construção ameaçadora foram tomadas no pátio da tevê DIÁRIO, na noite do dia 8 de junho, depois que o prefeito soube do caso que vinha se arrastando desde março do ano passado, quando ocorreu a primeira denúncia dos vizinhos da obra ao e-ouve da prefeitura, em 11 de março de 2020, e os setores de fiscalização foram devidamente acionados, agindo de forma displicente e comprometedora. Depois de procurarem o prefeito no gabinete, e sabendo que ele estava na tevê, moradores das residências abaixo da construção em risco abordaram Vinicius depois da entrevista, relatando o episódio, que até então seria inédito para ele.

Segundo vizinhos desalojados das residências na linha de risco, desde que teve batida a primeira laje, no início do ano passado, que a obra vem deixando os moradores preocupados. Eles estranharam que a construção ficava suspensa, em frágeis pilotis de vigas de ferro, apreensão que se transformou em medo quando notaram mais um andar, e depois outro, sendo levantados. E um quarto andar ainda seria erguido, não fosse a formação de um processo administrativo pelos vizinhos, em 21 de janeiro passado, sendo então, agora em março, embargada a construção, que deveria estar a laje assentada no terreno e não sobre pilotis, e isso não era vista porque ficava escondida pela vegetação e passou a ser melhor percebida somente depois que o terreno ao lado foi roçado para uma outra construção ser iniciada.

"Pudemos, então, chegar perto da obra. E um senhor que trabalhava disse que ouvia uns estalos, que achava que as colunas estavam entortando, daí eles terem soldado vigas de amarração, para conter o problema."

A partir desse dia, 30 de maio de 2021, os vizinhos se preocuparam ainda mais e solicitaram à Defesa Civil uma análise de risco. Foi quando a obra acabou embargada porque não havia responsável técnico pela estrutura e, ainda, porque não estaria respeitando recuos e afastamentos, conforme exige o zoneamento da área. Sem contar que deveria estar assentada no chão e não suspensa e, possivelmente, nem poderia ter sido autorizada porque o terreno teria aclive superior a 45 graus.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE