Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Construção civil tem maior saldo de contratações entre segmentos pesquisados

Números do estado se refletem em Teresópolis, onde setor criou mais vagas de carteira assinada em abril

A construção civil fluminense registra saldo de 5.462 postos de trabalho de janeiro a abril deste ano, sendo o melhor desempenho entre os segmentos da indústria do estado do Rio, de acordo com análise feita pela Firjan a partir da plataforma Retratos Regionais. Os municípios do Rio de Janeiro e de Macaé têm os melhores resultados na construção civil, com saldo de 2.377 e 2.154 vagas, respectivamente. Montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas (+2.374), instalações elétricas (+1.349) e construção de edifícios (+878) são as áreas com maior destaque no segmento. Em Teresópolis, o setor foi um dos poucos apresentar saldo de vagas com carteira assinada no mês de abril, 39 admissões e 25 dispensa (+ 14 postos de trabalho formais). "A construção civil apresenta enorme contribuição para o desenvolvimento do estado. Diante da importância, a Firjan inaugurou nesta semana um centro de referência, a mais moderna e atualizada unidade de formação profissional e inovação do país, para apoiar toda a cadeia produtiva do setor", ressaltou o gerente geral de Competitividade da Firjan, Luis Augusto Azevedo. 
A análise feita pela Firjan, considerando o saldo de contratações e demissões do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, ao todo, a indústria fluminense abriu 12.531 postos de trabalho no acumulado do ano, incluindo o desempenho da extrativa, de transformação, construção civil e Serviços Industriais de Utilidade Pública. A federação aponta que o bom desempenho da indústria está disseminado pelo estado. Em abril, mesmo diante do agravamento da pandemia de Covid-19, o setor abriu 2.013 vagas. O segundo melhor desempenho na indústria fluminense de janeiro a abril é do segmento de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com saldo de 2.280 postos de trabalho. Na análise por município, Rio de Janeiro (+700) e Volta Redonda (+482) têm os melhores resultados no segmento e, por áreas, os destaques são instalação de máquinas e equipamentos industriais (+640), manutenção e reparação de embarcações (+624) e manutenção e reparação de máquinas e equipamentos da indústria mecânica (+589).
O terceiro maior saldo na indústria do estado do Rio é do segmento de confecção de artigos do vestuário e acessórios (+1.597). Nova Friburgo (+677) e Rio de Janeiro (+532) registram os melhores desempenhos do segmento entre os municípios fluminenses. Entre as áreas, os maiores saldos são de confecção de roupas íntimas (+947) e confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas (+647). Os segmentos de fabricação de produtos de minerais não-metálicos (+971) e fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (+544), bastante impulsionados pela construção civil, também estão entre os destaques da indústria do estado do Rio em 2021.
Considerando todos os setores – indústria, serviços, comércio e agropecuária – o mercado de trabalho fluminense ganhou 32.384 mil postos de trabalho neste ano. Além do setor industrial, o setor de serviços também apresenta saldo positivo, com 20.325 vagas, puxado pelas atividades de atenção à saúde humana (+5.587), serviços para edifícios e atividades paisagísticas (+3.102) e administração pública, defesa e seguridade social (+2.753). A agropecuária (+797) também tem saldo positivo. O comércio (-1.269) fechou vagas em 2021.

Redução de postos de trabalho
Também de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, no mês de abril, de modo geral, Teresópolis mais demitiu do que contratou (821 admissões e 901 dispensas, redução de 80 vagas formais). Além da construção civil, o único setor com saldo foi a agropecuária, com duas vagas a mais. Serviços (-33), Indústria (-45) e Comércio (-18) apresentaram queda.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE