Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Conselho Tutelar relata falta de infraestrutura e de recursos

Associação sugere criação de secretaria para dar autonomia financeira ao órgão

A falta de recurso e de infraestrutura foi apontada como principal entrave para a atuação dos Conselhos Tutelares do estado, durante audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o desaparecimento de crianças e adolescentes. A reunião dos parlamentares com titulares do órgão, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos dessa parcela da população, foi realizada nesta quinta-feira, 21. A vice-presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), Milena Salgueiro, informou que, no município do Rio, a estrutura está alocada na Secretaria de Assistência Social e que não há autonomia de recursos. Ela sugeriu como solução a criação de uma secretaria específica para acolher os profissionais do órgão. “Os conselheiros estão adoecendo pela falta de estrutura, por não termos recursos próprios, e isso dificulta ainda mais nosso trabalho. Entendemos, então, que uma secretaria própria garantiria gasolina, espaço, mais profissionais, e isso deveria valer para todo o estado”, justificou Milena.
A Comissão quis saber dos conselhos como são recebidas as notificações de desaparecimento de crianças e detalhes da atuação nas investigações, se recebem treinamento específico. Também foi perguntado se o órgão dispõe de banco de dados sobre violação de direitos humanos das crianças e adolescentes. Foi relatado que existe uma capacitação trimestral e que o site da associação dispõe de uma ferramenta de busca para que os profissionais sejam encontrados e acionados em suas regiões, quando há registro de ocorrência. Porém, há falhas no sistema, que não funciona de forma integrada. A vice-presidente da CPI, deputada Renata Souza (PSol), afirmou que há uma inviabilidade do trabalho dos conselheiros e classificou a falta de infraestrutura como descaso.
Para a parlamentar, falta às administrações do estado e das prefeituras clareza do que deve ser prioridade nos investimentos. “Os conselheiros teriam que ter o mínimo de estrutura – de um carro com gasolina, por exemplo, para poderem exercer sua atividade. Tivemos várias realidades apresentadas hoje como as do conselho tutelar da Baixada Fluminense e São Gonçalo, na Região Metropolitana. São lugares onde há uma alta taxa de desaparecimento de crianças e adolescentes”, destacou a deputada.
O relator da CPI, deputado Danniel Librelon (Republicanos) afirmou que novas audiências deverão ser realizadas para entender as dificuldades que envolvem a busca por desaparecidos no estado. “A responsabilidade social é de todos, de todas as esferas para buscarmos uma solução”, afirmou Librelon.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE