Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Conselho de Segurança faz primeira reunião de 2019

Evento reúne representantes da OAB, da sociedade e debate os novos rumos do setor e a manutenção dos baixos índices de criminalidade

O salão de eventos da ACIAT foi o palco da primeira reunião do ano do Conselho Comunitário de Segurança do município de Teresópolis e contou com as presenças do Comandante do trigésimo Batalhão de Polícia Militar, o Coronel Marco Aurélio Santos, do Delegado 110ª Delegacia de polícia, Doutor Bruno, o Presidente da OAB Teresópolis, Rodrigo Ferreira, o Presidente do Conselho Coronel Teixeira entre autoridades e representantes de entidade. Durante a reunião foi observado dados dos últimos quatro anos, com a constatação de que alguns delitos tiveram quedas consideráveis através do esforço e o empenho das diversas entidades envolvidas com o setor. Em sua fala, o Coronel Marco Aurélio falou sobre as inovações tecnológicas para a segurança de Teresópolis e aproveitou para informar sobre as novas câmeras inteligentes, um aplicativo de monitoramento e o projeto Bairro Seguro.
Por definição, um conselho comunitário de segurança atua diretamente no que já preconiza nossa Constituição Federal quando fala da preservação da ordem pública, como dever do Estado, entretanto, direito e responsabilidade de todos nós. Ou seja, muitas vezes as melhores sugestões, soluções e possíveis áreas de atuação estão repousadas na comunidade e no seu dia-a-dia, e ouvir e interagir com esse público é o papel mais importante do conselho. Em Teresópolis, considerada uma das cidades mais seguras do país, essa preocupação surgiu com o intuito de criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados justamente por esse paradigma de autuação comunitária. E os resultados são evidentes.
Como mostramos, é bom que todo mundo participe, e apesar de ser um conselho com regras definidas em lei, todos podem fazer parte. O grupo se reúne mensalmente para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções instituídas pela área da segurança pública do município. O estreitamento da relação entre comunidade e polícia tem feito como haja de fato cooperação e resultado. São parte integrante do conselho as polícias, a comunidade, ou seja, as pessoas que trabalham, residem ou estudam na cidade, as nossas autoridades eleitas, tais sejam prefeito, vereadores e deputados, os empresários, nos seus mais diversos portes, ou seja, pequenas, médias ou grandes, as instituições de cunho social como ONGs, igrejas, escolas, associação de moradores, clubes de serviços, conselho tutelar, secretarias municipais, guarda municipal, entre muitos outros e a própria imprensa, que tem o papel crucial de levar ao público geral essas discussões.
O Presidente da OAB Teresópolis, Rodrigo Ferreira, usou as redes sociais para enaltecer a sua participação no encontro e salientar o fato de nossa cidade precisar trabalhar para continuar tendo índices tão positivos no setor. Os conselhos comunitários tem papel fundamental na organização da comunidade que representa, seu objetivo básico é a busca da solução para problemas que afetam a comunidade, buscando a sua auto suficiência em determinadas searas. A capacidade de organização de uma comunidade é fator determinante para seu progresso, ainda mais em tempos onde o poder público tem deixado muito a desejar, assim quanto mais autossuficiente e capaz de se organizar na busca de satisfação de suas necessidades, mais rapidamente obterá níveis ótimos de paz social.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE