Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Confirmado caso de meningite bacteriana em Teresópolis

Paciente é criança de 12 anos. Saúde informa já ter tomado medidas necessárias e que não há motivo para alarde

Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, informou que uma criança de doze anos deu entrada na rede municipal de saúde nesta quarta-feira (27), e devido à complexidade do caso, foi transferida no mesmo dia para o Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, onde permanece internada após o diagnóstico confirmar que se tratava de meningite bacteriana, cujo tipo ainda não foi especificado. Diante do ocorrido, os técnicos da Secretaria de Saúde iniciaram o protocolo do Ministério da Saúde, de acordo com o Guia de Vigilância em Saúde 2019, efetivando as medidas cabíveis com os indivíduos que tiveram contato íntimo com o referido paciente. Também foi feito contato com a escola onde a criança estuda para esclarecimentos de dúvidas e ações específicas.
“Os exames laboratoriais da criança foram colhidos em Teresópolis e remetidos para Laboratório especializado no Rio de Janeiro. Até o momento, há somente o diagnóstico de Meningite Bacteriana NÃO ESPECIFICADA. Outros exames poderão esclarecer melhor o diagnóstico etiológico da doença. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, segue mantendo as ações regulares de acompanhamento e vigilância de casos suspeitos e confirmados, como é de rotina em nosso município. A Secretaria reafirma que não há surto ou epidemia da doença em nossa cidade, por isso não há motivo para pânico”, explica informa a PMT. 
A Secretaria de Saúde esclarece ainda que a vacina não é meio de controle de um caso específico, mas de proteção universal, devendo ser feita de acordo com o Calendário Vacinal para Crianças, conforme preceitua o Ministério da Saúde. “A Secretaria Municipal de Saúde pede à população que não dissemine informações não oficiais por mensagens de texto ou áudio nas redes sociais. Os interessados devem entrar em contato com Prefeitura ou Secretaria de Saúde para informações e esclarecimentos. Todas as informações técnicas serão divulgadas pelos órgãos públicos do município sobre qualquer agravo ou doença de notificação compulsória. São essas informações que devem ser consideradas por todos”, destaca ainda o documento. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pela equipe da Vigilância Epidemiológica, na Secretaria de Saúde, localizada na Rua Júlio Rosa, na Tijuca, ou pelo telefone 2742-9883.

Transmissão
Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e da Escherichia coli. “É importante saber que algumas pessoas podem transportar essas bactérias dentro ou sobre seus corpos sem estarem doentes. Essas pessoas são chamadas de ‘portadoras’. A maioria dessas pessoas não adoece, mas ainda assim pode espalhar as bactérias para outras pessoas”, informa o Ministério da Saúde. Para tratamento das meningites bacterianas, faz-se uso de antibioticoterapia em ambiente hospitalar, com drogas de escolha e dosagens terapêuticas prescritas pelos médicos assistentes do caso.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE