Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Confirmações de Covid-19 em 65 bairros de Teresópolis

Situação é crescente em localidades do Segundo e Terceiro Distrito do município

O último boletim divulgado pelo Gabinete de Crise da Prefeitura, com dados da Secretaria Municipal de Saúde, mostra que já são 404 casos do novo coronavírus em Teresópolis. A cada atualização, o número é maior e preocupa mais. No anterior, eram 382. Outros 167 ainda estão sendo investigados, sendo aguardado o resultado de exames encaminhados para o Lacen, no Rio de Janeiro, e, mesmo empiricamente, se sabe que a situação pode ser ainda pior porque a maior parte das pessoas com algum tipo de sintoma não é testada, além dos assintomáticos. Como resultado, todos os leitos de UTI já estão ocupados e dos 43 previstos para clínica médica, 26 já têm pacientes. A maior contaminação está na faixa 30/39 anos, 89 pessoas. Doze crianças com idade até nove anos estão na lista. A projeção, de acordo com modelo matemático com informações até então, é que até o dia 28 de maio Teresópolis pode chegar a 821 casos. Outro dado que chama a atenção e preocupa é em relação aos bairros e localidades com confirmação para a Covid-19. Já são 65, incluindo 15 regiões no Segundo e Terceiro Distritos do município, onde não há sequer um centro de triagem.
Caso um morador de Vale Alpino tenha algum sintoma, terá que se deslocar por 40 quilômetros, até chegar ao Ginásio Pedrão, onde vem sendo feita a triagem. As localidades do interior com maior número de confirmações para a doença até o momento são Santa Rosa, com 23 pessoas diagnosticadas, Pessegueiros com 12 e Bonsucesso com sete. Em Mottas, que fica próximo de Santa Rosa, quatro ocorrências. Dessas, duas vítimas fatais. A preocupação dessas regiões é grande pelo motivo de muitos trabalhadores precisarem diariamente se dirigir para a Ceasa, no Rio de Janeiro, se expondo à contaminação e consequentemente trazendo riscos para outros na zona rural.
Na área urbana, Várzea (47 casos), Alto (27) e Tijuca (20) são as três com maior número de confirmações. Preocupa também a situação de São Pedro. Na lista do Painel Covid-19, da Prefeitura, o bairro mais populoso de Teresópolis aparece com 18 notificações. Continuando a lista, porém, aparem algumas localidades que fazem parte desse aglomerado popular, Granja Primor e Rosário, com um caso cada um. No segundo, trata-se de uma aposentada de 69 anos que não resistiu à doença. Veja, na boxe, a lista com todos os bairros e o número de confirmações de cada um.
“Lockdown” começa na sexta-feira
Foi publicado nesta quarta-feira, 13, o Decreto Municipal n° 5293/2020, em que endurece as medidas de prevenção ao avanço do coronavírus em Teresópolis. Além de novas restrições, foram estabelecidas novas penalidades para o descumprimento das determinações dos decretos anteriores. Trata-se do primeiro estágio do lockdown, que gradativamente poderá ser estendido para uma medida mais rigorosa, de acordo com a avaliação dos resultados das medidas estabelecidas. As principais restrições são as seguintes:
– RODÍZIO DE CPF: Pessoas com CPF final par (0, 2, 4, 6 e 8) poderão circular nos dias pares e pessoas com CPF final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) poderão circular nos dias ímpares. As pessoas devem portar documento oficial com foto que conste o número do CPF ou documento oficial com foto e o CPF ao transitar em locais públicos. Não estão incluídos nesta regra os profissionais de serviços essenciais, tais como: servidores públicos, agentes de segurança, profissionais de saúde, funcionários de concessionárias de serviços, de hospitais, de farmácias e mercados e motoristas com atividade remunerada (lista completa das atividades essenciais no decreto). Esses profissionais precisarão de documento de autorização de circulação, que deverá ser emitido pelo empregador ou pelo próprio profissional autônomo no site da Prefeitura de Teresópolis. Independentemente do dígito do CPF, para evitar a desmobilização de colaboradores, o estabelecimento comercial, industrial, empresarial e bancário que tem permissão de funcionamento poderá contar com o número mínimo de dois colaboradores por dia. 
– RESTRIÇÃO DE HORÁRIO: Ficam proibidos o trânsito e a permanência de pessoas em ruas, praças, bens de uso comum da população no período das 23h às 5h, com exceção de saídas para atividades inadiáveis ligadas à saúde, incluindo veterinária, e atividades profissionais relacionadas a serviços públicos e concessionárias de serviços públicos.
 – MULTAS: A multa sanitária para a pessoa física que descumprir as determinações de restrição de circulação ou de uso obrigatório de máscaras nas ruas e estabelecimentos comerciais, empresariais e bancários será no valor de R$ 136,42 (cento e trinta e seis reais e quarenta e dois centavos). Para as empresas ou tomadores de serviço de empregados domésticos que descumprirem as regras do decreto, o valor da multa será de R$ 818,52 (oitocentos e dezoito reais e cinquenta e dois centavos) por infração. As equipes de fiscalização foram reforçadas e passam a contar com agentes da Segurança Pública, Defesa Civil, Meio Ambiente, Posturas, Obras e Vigilância Sanitária. A promessa é que haverá equipes permanentes de fiscais nas diversas regiões do município.

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS
VÁRZEA – 47
AGRIÕES – 28
ALTO – 27
SANTA ROSA – 23
TIJUCA – 20
SÃO PEDRO – 18
BOM RETIRO – 16
VALE DO PARAÍSO – 16
SANTA CECÍLIA – 14
BARRA DO IMBUÍ – 14
PIMENTEIRAS – 13
PESSEGUEIROS – 12
MEUDON – 10
COMARY – 9
ALBUQUERQUE – 8
ARARAS – 8
BONSUCESSO – 7
QUINTA-LEBRÃO – 7
VARGEM GRANDE – 7
GOLFE – 5
PARQUE INGÁ – 5
PRATA – 5
QUEBRA-FRASCOS – 5
MOTTAS – 4
POSSE – 4
ANDRADAS – 3
JARDIM CASCATA – 3
PANORAMA – 3
RECANTO DOS ARTISTAS – 3
Bairros com dois casos: ÁGUA QUENTE, CALEME, CAXANGÁ, CRUZEIRO, FONTE SANTA, GRANJA GUARANI, JARDIM MEUDON, MONTANHAS, PAINEIRAS, PARQUE DO IMBUÍ, QUARENTA CASAS, TAUMATURGO, VENDA NOVA, VIEIRA,VILA MUQUI.
Bairros com um caso: BARROSO, BREJAL, CAMPANHA, CAMPO LIMPO, CANOAS, CARLOS GUINLE, CASCATA DO IMBUÍ, CASCATA DOS AMORES, CASCATA GUARANI, GRANJA PRIMOR, IMBIÚ, IÚCAS, JARDIM EUROPA, JARDIM SERRANO, PARQUE SÃO LUIZ, ROSÁRIO, SOBERBO, TRÊS CÓRREGOS.

 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE