Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Condomínios do Parque Ermitage recebem higienização

Importante serviço foi realizado, mais uma vez, por equipes do Parque Estadual dos Três Picos

Marcello Medeiros

A higienização de vias públicas, um dos importantes trâmites para tentar diminuir a contaminação do novo coronavírus, chegou a ser realizada pela prefeitura no início da pandemia. Porém, nas últimas semanas pouco se falou sobre atuação do governo municipal nesse sentido. Por outro lado, equipes do Instituto Estadual do Ambiente, lotadas no Parque Estadual dos Três Picos, têm dado grande contribuição para tentar achatar a curva de casos confirmados da Covid-19 em Teresópolis. Depois das ruas e áreas comuns, o pessoal da unidade de conservação ambiental realizou a desinfecção nos pátios dos condomínios do Parque Ermitage, aglomerado de prédios construído para as vítimas da Tragédia de Janeiro de 2011 às margens da BR-116, localizado na zona de amortecimento do PETP. A segunda etapa do trabalho de limpeza, utilizando mistura de água, cloro e sabão, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 27.
“Trabalhos com o objetivo de apoiar o município de Teresópolis e as comunidades circunvizinhas no enfrentamento e combate ao novo coronavírus. O PETP contou com o apoio da Gerência de Guarda-Parques (GGPAR Paraíso), totalizando uma equipe de nove servidores e três viaturas. Agradecemos também o apoio de todos os moradores dos condomínios da Fazenda Ermitage”, relata a Engenheira Ambiental Mayara Barroso de Faria, Chefe do Parque Estadual dos Três Picos.
Inaugurado em 2002, o PETP é maior parque sob administração do governo estadual. Só para ter uma ideia da sua dimensão, somente na área de Teresópolis, ele vai desde as proximidades do Mirante do Soberbo – onde fica sua mais visitada trilha, a da Pedra do Elefante – até o encontro do município com Nova Friburgo. Praticamente todas as áreas verdes no lado direito da RJ-130, sentido município vizinho, estão dentro ou em zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos.

“Não vá para a montanha”
Tradicionalmente o jornal O Diário incentiva a visitação das nossas belezas naturais, sendo pioneiro na divulgação dos atrativos protegidos pelas unidades de conservação do município. Porém, nesse momento, a dica é totalmente no sentido inverso: Não vá para as montanhas! PETP, Serra dos Órgãos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, onde fica a Pedra da Tartaruga, estão com as portarias fechadas. Além das regras de suspensão de visitação, por conta do risco de propagação da Covid-19, é preciso respeitar as comunidades no entorno dos parques, portando não visitando inclusive as trilhas que podem ser acessadas por fora das sedes ou que não estejam em nenhuma área protegida. Todas essas belezas vão continuar lá e, mais do que nunca, respeito e empatia são fundamentais.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

A festa pelo livro de Edinar Corradini

“PREFEITO, CADÊ O DINHEIRO DA CAUSA ANIMAL?” Protetoras visitam canil e denunciam insalubridade

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE