Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Comunidades do interior em risco após temporais

Situação da Ponte do Madruga é cada vez pior e, em vários bairros, lamaçal dificulta acesso

A precariedade na atenção às comunidades do Segundo e Terceiro Distritos de Teresópolis já é motivo de reclamação há vários meses. Poucos pedidos dos moradores foram atendidos, mesmo com a realização de um programa onde o prefeito “visita as localidades”, e, com as chuvas fortes das últimas semanas, a situação se agravou na grande maioria delas. Estradas em péssimas condições impedem o acesso de veículos e, consequentemente o escoamento dos produtores rurais e, em alguns casos, o risco de acidentes até fatais é cada vez maior. Um grande exemplo da falta de carinho com aqueles que vivem nessas regiões é o da Ponte da Madruga. Improvisada desde a Tragédia de 2011, prestes a completar nove anos, a passagem piorou bastante nas últimas semanas, e apesar dos pedidos de socorro de moradores de Granja Mafra e Brejal, nada foi feito. Nesta quarta-feira, recebemos novas imagens da ponte de madeira mostrando que o aterramento nos dois lados dos pranchões é cada vez menor. Em um deles, é crescente o número de rachaduras. “Só vão resolver, construir uma ponte nova, ou mesmo interditar ou sinalizar, quando alguém cair dentro do rio e morrer. Está chovendo forte direto e o Paquequer não é brincadeira, mas a prefeitura finge não ver. Acho que esse prefeito só conhece o bairro onde tem seu restaurante mesmo”, enfatizou a moradora Simone Pereira.
Caso não saiba onde ficam as localidades da zona rural de Teresópolis, basta o prefeito acessar as redes sociais para compreender o tamanho do problema de quem vive no interior por conta da falta de preocupação com a manutenção de estradas rurais e pontes, a grande maioria improvisada e consequentemente com mais chances de danos quando acontece o aumento do volume da água dos rios. Há dezenas de publicações, atualizadas a todo o momento, mostrando que o caos só aumenta. 
“Ficamos até a noite fazendo o que deveria ser função da prefeitura ,através da secretaria de obras e subsecretaria de agricultura. O prefeito se comprometeu a fazer a manutenção das estradas quando veio aqui no bairro, através do evento ‘prefeitura presente’, mas ao que parece, ele veio apenas pra tirar selfie. A nossa rua está toda esburacada, sem manutenção para escoamento da água, e, com a chuvas do verão , ficarão intransitáveis. E não venham colocar a culpa na chuva, se eximindo das suas responsabilidades . Vocês são pagos com dinheiro público.
A sua rua está assim também? Parece que estão esperando a época da eleição pra começar a fazer alguma manutenção decente. As ruas do interior estão literalmente abandonadas”, pontuou Diego Barbosa, residente em Vieira.
Nessa região há dezenas de estradas de terra batidas intransitáveis, como a que liga Independente de Mottas e São Bento. Além de caminhões presos no lamaçal e a formação de crateras, moradores temem que, caso a prefeitura continue ignorando a necessidade de realizar uma grande intervenção no local, o problema continue aumentando e atrapalhe inclusive os estudantes. “Na hora que começar as aulas não vai nem dar para as crianças irem para a escola aí depois vão vim pedir voto”, pontuou Aline Silveira.
Nesta quarta-feira, quem precisou passar pela estrada do Holliday, que liga Poço do Peixes a Fazenda Alpina, teve que ter a atenção redobrada: uma árvore caiu no temporal de terça e puxou a rede de alta tensão e um poste, que ficou atravessado na pista. Para conseguir passar, sabendo que a manutenção seria demoradas, moradores cobriram o poste com terra para diminuir os riscos de descargas elétricas. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE