Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Comunidade sofre com buracos e ponte precária

Localidade tem potencial turístico e investimento em agricultura, mas está abandonada

A riqueza do Terceiro Distrito de Teresópolis pode se perder se não houver investimento ou pelo menos um pouco mais de carinho com comunidades com grande potencial para a agricultura e o ecoturismo. Muitas das localidades dessa região estão esquecidas e seus moradores, que na maioria das vezes sobrevivem das lavouras, pedem socorro aos governos municipal e estadual. Um desses pedidos de auxílio que chegou à redação do jornal O Diário de Teresópolis e Diário TV esta semana vem do Boqueirão, em Vargem Grande, onde existem centenas de lavouras e o acesso de atrativos naturais como a Mulher de Pedra, por exemplo. Segundo reclamado, a passagem de veículos está comprometida pela falta de calçamento e uma ponte em situação precária pode impedir a passagem de caminhões e do ônibus que atende a comunidade.
“Venho pedir a ajuda de vocês para alerta o prefeito e aos demais da prefeitura sobre a questão da estrada do Boqueirão em Vargem grande! Estamos com a ponte que dá acesso a passagem do ônibus quase caindo e já nos informaram que vão retirar o acesso do ônibus por lá por causa deste motivo, o que vai prejudicar a todos pois o único ponto de ônibus que teremos depois é abaixo do Hotel Le Canton. Temos um parte da rua lá toda esburacada, causando grandes prejuízos. Há anos que por lá também não temos luz nos postes das ruas o que causa a muitos estudantes voltarem tarde e na escuridão passar subindo pra sua casa algo ruim acontecer! Peço por favor que nós ajudem a situação por lá não tá das melhores”, relata a leitora Santuza Oliveira.
Os problemas relatados, infelizmente, não são realidade apenas em Vargem Grande. Na edição do dia 23 de outubro, destacamos a crítica situação da ponte que dá acesso a Serra de Vieira, no Terceiro Distrito de Teresópolis. Na reportagem, a denúncia de um problema que pode se agravar nos próximos dias e que pode deixar uma grande comunidade sem ter como escoar a produção rural de forma adequada ou crianças de irem para a escola, por exemplo. Na repercussão do assunto, a leitora Giliane Pacheco destacou que “a ponte esta precária e não é a única! Aí passa ônibus escolar e caminhões de verdura”.
Para ampliar a discussão sobre o tema que afeta centenas de famílias e pode prejudicar ainda muitos estabelecimentos comerciais que dependem do que é plantado na zona rural, conversamos com o Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Mendes, que relatou que a pasta está fazendo um levantamento sobre o estado das pontes do interior para estabelecer prioridades na recuperação ou manutenção. Ele lembrou que a catástrofe natural registrada em 2011 causou muitos prejuízos para as localidades da zona rural e que, até hoje, o município ainda não conseguiu uma reestruturação plena.
“Na Tragédia eu estava à frente da secretaria e fizemos levantamento de 49 pontes que de alguma maneira foram abaladas no município. Estabelecemos uma lista de prioridades e essa lista foi aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Teresópolis e entregue ao governo do estado através do representante da Emop e da secretaria de estado de Agricultura presentes no município à época. além disso, as próprias condições financeiras e econômicas da prefeitura pós-tragédia dificultam a manutenção dessas pontes. Muitas são de madeira, com vão de altura baixa em relação ao rio e que no período de chuvas sofrem impacto por conta da pressão da água. É situação e que nos preocupa, por isso estamos fazendo levantamento novamente das pontes do interior estabelecendo uma lista de prioridades para manutenção e assim atacando essas prioridades. Paralelo a isso estamos fazendo parceria com algumas associações de moradores tendo em vista a dificuldade financeira e orçamentária da prefeitura. Geralmente essas associações de moradores fornecem material e nós a mão de obra para executar o serviço”, explicou Fernando.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE