Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Comitê científico da prefeitura do Rio avalia necessidade de lockdown

Reunião deve ocorrer hoje à tarde ou amanhã de manhã

Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Com a recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) para que sejam feitos estudos sobre a necessidade de implantar o bloqueio total na cidade e no estado do Rio de Janeiro, o chamado lockdown, a prefeitura vai avaliar a possibilidade em reunião do comitê científico montado para a crise da covid-19.

Segundo o prefeito Marcelo Crivella, o comitê, integrado por médicos, professores universitários, diretores de hospitais, a secretária e a subsecretária de saúde e outros especialistas, deve se reunir na tarde de hoje (7) ou na manhã de sexta-feira (8).

“Até agora, o comitê, que desde o começo da pandemia tem auxiliado a prefeitura, não chegou à conclusão de que isso era necessário. Porém, nós vamos levar na próxima reunião essa recomendação e os argumentos que foram adotados pela Fiocruz. De um lado nós temos a Fiocruz, do outro temos a Firjan, a Fecomércio, a Associação de Serviços, que falam de desemprego em massa, de quebra da atividade econômica. Então a gente precisa sempre ouvir os dois lados e tomar uma decisão ponderada”, disse o prefeito.

Segundo o MPRJ, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sugeriu, em ofício enviado ontem (6) ao órgão, que sejam adotadas medidas rígidas de isolamento social. “Com o objetivo de salvar vidas e com base em análises técnico-científicas, a Fiocruz considera urgente a adoção de medidas rígidas de distanciamento social e de ações de lockdown no estado do Rio de Janeiro, em particular na região metropolitana”, diz o documento da Fiocruz.

O MPRJ anexou as justificativas do órgão científico à recomendação de estudo encaminhada ao governo do estado e à prefeitura, destacando a necessidade de “planejamento prévio e célere para qualquer medida de recrudescimento do isolamento social, levando em consideração não só diretrizes como de saúde pública, vigilância epidemiológica e assistência social, como também a realidade do Rio de Janeiro”.

Até ontem (6), o estado registrava 13.295 casos de covid-19, com 1.205 óbitos.

Bloqueio na zona oeste
Começou a valer, nesta quinta-feira, o fechamento do Calçadão de Campo Grande, na Rua Coronel Agostinho, bairro da zona oeste da cidade que apresenta o maior número de óbitos por covid-19. Segundo o prefeito, a medida mais dura foi adotada porque os pedidos de conscientização não surtiram efeito, bem como a fiscalização do disque aglomeração.

“Desde 5h de hoje, o Calçadão de Campo Grande está interditado, sem acessos a ele de ambos os lados. Mesmo o comércio que poderia estar aberto, de atividades essenciais, está fechado. Tivemos diversas tentativas de não fechar. Porém, cada vez que íamos lá e fechávamos, e a aglomeração diminuía, tudo voltava a ser como antes, meia hora depois de nossas equipes deixarem o local”.

De acordo com Crivella, se a ação em Campo Grande não surtir efeito para minimizar a curva de contágio pelo novo coronavírus na cidade e diminuir as aglomerações, o fechamento de ruas pode ser estendido no fim de semana a Bangu e Santa Cruz, também na Zona Oeste. Outras ruas movimentadas do bairro, como a Viúva Dantas e a Campo Grande, continuam abertas.

O prefeito também anunciou hoje a suspensão do funcionamento de 16 das 162 feiras livres da cidade, por uma semana. A medida foi tomada depois que a fiscalização constatou que as regras estabelecidas em decorrência da pandemia de covid-19 para evitar aglomerações estavam sendo descumpridas.

Edição: Denise Griesinger

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE