Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começam as celebrações da Semana Santa em Teresópolis

Os católicos de todo o planeta se preparam para celebrar a Páscoa, a maior festa do calendário Cristão. Em Teresópolis não é diferente. A preparação acontece dentro da Quaresma, período iniciado na Quarta-feira de Cinzas, e marcado por textos e atividades que reforçam o caráter de penitência no processo de preparação e meditação da necessidade de conversão do povo a Deus.

Os católicos de todo o planeta se preparam para celebrar a Páscoa, a maior festa do calendário Cristão. Em Teresópolis não é diferente. A preparação acontece dentro da Quaresma, período iniciado na Quarta-feira de Cinzas, e marcado por textos e atividades que reforçam o caráter de penitência no processo de preparação e meditação da necessidade de conversão do povo a Deus. Já nesta semana que antecede a Páscoa, conhecida como Semana Santa, as atividades reforçam ainda mais os últimos momentos da vida de Cristo. A Semana Santa foi iniciada no último domingo, dia 25, com a Missa de Ramos, que tradicionalmente reúne fiéis para a procissão pelas ruas dos bairros portando ramos e entoando cânticos, uma referência aos textos bíblicos da entrada de Jesus em Jerusalém.
O período mais intenso é o Tríduo Pascal, os três dias de celebrações que fazem  memória à Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Na quinta-feira acontece a celebração da “Missa do lava-pés”, como é popularmente conhecida. É nesta missa que o padre e alguns fiéis encenam o episódio bíblico em que Jesus lava os pés dos discípulos, mostrando que os seus discípulos devem servir, assim como o seu mestre. Também nesta celebração é lembrada a instituição da Eucaristia, pelo próprio Jesus, na que conhecemos pela “Santa Ceia”, outro texto bíblico muito conhecido e representado em obras de artes durante os séculos.

Paixão de Cristo
A Sexta-feira Santa é marcada pelo silêncio e recolhimento. É o dia em que faz memória da morte de Jesus, na Cruz. É o único dia do ano em que não há Missa. A celebração da Paixão tem característica de reflexão profunda e orações por todos os povos. Algumas paróquias da cidade promovem a procissão do Senhor Morto, mas em todas há a reverência ao Senhor crucificado, que pode ser tocado pelos fiéis.
Já no sábado acontece a Vigília Pascal, com o anúncio da ressurreição do Senhor. A celebração inicia-se com as Igrejas às escuras. Nesta cerimônia acontece o Rito da Bênção do Fogo, com o qual é aceso o Círio Pascal, representando Cristo Luz do Mundo. A chama é distribuída para as velas dos fieis. Leituras e Salmos apontam a história da Salvação, desde a libertação do Povo de Israel até a Ressurreição de Jesus, momento que as luzes são acesas ao som do cântico do Glória.  No domingo de Páscoa é celebrada a Ressurreição de Jesus. 

Calendário de celebrações
As diversas paróquias de nossa cidade divulgaram o calendário de atividades para esta Semana santa, de forma especial o Tríduo Pascal, que inicia-se nesta quinta. (Com informações da Pascom – Pastoral da Comunicação)

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE