Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começam as aulas dos cursos de qualificação gratuitos em Teresópolis

Núcleo do Cerom ainda tem vagas. Capacitação é fruto da parceria entre Prefeitura, UNIRIO e Ministério do Trabalho

As aulas dos cursos de qualificação promovidos por meio da parceria entre a Prefeitura, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Ministério do Trabalho, começaram nesta quinta (13/12), no Cerom, em São Pedro, e na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso. A capacitação oferece quatro cursos: Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing e terá duração de três meses. Ainda há vagas para o polo que funciona no Cerom. Quem estiver interessado, deve comparecer, de segunda a sexta, a partir das 18h30, o centro educacional para se inscrever.
O primeiro módulo é básico, com 40 horas/aula. Nesta sexta, o tema da aula foi ‘Trabalho e Cidadania’ e seguirá, até final de dezembro, com outros, como Português. Em janeiro, começam os módulos técnicos de cada curso.
O professor Arthur Barbosa, que vai ministrar aulas no primeiro módulo do curso, no Cerom, enfatizou a importância da qualificação para conquista de uma vaga no mercado de trabalho. “A proposta de realizar esse projeto é excelente porque os jovens que estão terminando o Ensino Médio e que não possuem capacitação profissional, ou nem mesmo uma orientação sobre a escolha da carreira, encontram na caravana esse suporte, essa direção para iniciar a carreira, sabendo sobre as áreas em que podem atuar no mercado de trabalho, em especial, em Teresópolis”, disse.    
Os participantes receberam material didático e uniforme gratuitamente e, ao final dos cursos, serão certificados pela UNIRIO e Ministério do Trabalho. Lidiane Oliveira, de 25 anos, que se inscreveu para Recepção do Cliente, tem ótima expectativa para o curso. “Estou terminando o Ensino Médio e, no momento, estou desempregada. Mas, quando surgir uma vaga, vou estar melhor preparada para o mercado”, afirmou.
Na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, a aula inaugural contou com a presença de 200 alunos. O módulo básico será  ministrado pelos professores Daysianne Mendes do Amaral, Tarcio Leal, Thaís Pereira, Isabel Cristina e Ângela Alves Martins. Na próxima segunda (16/12), a carreta da Caravana do Trabalho estará no polo de Bonsucesso para uma aula de Educação Empreendedora.    
  
Caravana do Trabalho: qualificação social e profissional
O Projeto Caravana do Trabalho, programa itinerante de qualificação social e profissional para a juventude, é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem o apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio das secretarias de Trabalho e de Educação.
A proposta é democratizar e expandir a qualificação social e profissional nas áreas de difícil acesso, através de modos alternativos, como os itinerantes, de qualificação social e profissional.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE