Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começa a valer obrigatoriedade de usar máscaras no interior de estabelecimentos

Funcionários e clientes precisam reforçar a proteção para atender a determinação do decreto municipal

Marcus Wagner

Começam a vigorar nesta quinta-feira, 16, em Teresópolis as normas que determinam a obrigatoriedade do uso de máscaras no interior de estabelecimentos comerciais, empresariais e bancários, com base no decreto municipal assinado do prefeito Vinicius Claussen que foi publicado na segunda-feira. As novas regras estipulam que as empresas devem fornecer máscaras a seus funcionários e só permitir a entrada de clientes que estejam utilizando o item para aumentar a prevenção contra o coronavírus no município.
Desta forma, supermercados, drogarias, agências bancárias e todas as demais empresas e serviços que possuem a permissão para funcionar, devem obedecer as regras. Nesta quarta-feira, um comunicado atribuído ao hipermercado Extra circulou pela internet e aplicativos de mensagem alertando a população sobre a necessidade de estarem com a máscara para serem autorizados a entrar no estabelecimento. 
As normas sobre o uso das máscaras fazem parte do Artigo 14 que foi alterado pelo Decreto Municipal assinado no último dia 13, sendo a única parte que não teve aplicação imediata, mas a partir desta quinta-feira até 28 de abril estão em vigor: “É de responsabilidade dos estabelecimentos comercial, empresarial ou bancário garantir que o acesso em suas dependências, quando for permitido, se dê de maneira ordenada, de forma a evitar aglomerações e somente para clientes com máscara”, diz o parágrafo único.
O texto ainda determina que: “O estabelecimento comercial, empresarial ou bancário que possuir autorização para permanecer aberto, com ou sem limitação, deverá intensificar a higienização e limpeza, fornecendo máscaras aos seus funcionários, valendo-se como práticas de saúde pública a adoção das seguintes medidas”. 
Outras medidas exigidas envolvem o afastamento mínimo entre as pessoas, regras de sanitização, limpeza dos espaços e orientações aos funcionários.

Novo Decreto
Assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen nesta segunda-feira (13), o Decreto Municipal 5.278/2020 prorroga até o dia 28 de abril várias medidas restritivas para o enfrentamento do novo coronavírus em Teresópolis.  O documento segue determinações de vários decretos estaduais, entre eles, o Decreto Estadual nº 46.973, de 17 de março de 2020, que reconhece a situação de emergência na saúde pública, e também leva em conta o número de mortes já confirmadas no Estado do Rio de Janeiro e o aumento de pessoas contaminadas com o novo coronavírus.  Entre as restrições mantidas estão a suspensão das aulas nas redes pública e particular de ensino e de várias atividades comerciais, a circulação de transporte intermunicipal e por aplicativo, a redução dos horários de circulação dos ônibus das linhas urbanas e rurais e a realização de eventos, entre outras. “O documento também amplia a transparência nos gastos públicos e anuncia que toda intenção de compra feita pelo Executivo Municipal, através de dispensas de licitação, poderá ser acompanhada no site da Prefeitura e no Diário Oficial do Município antes de ser efetivada. O Decreto Municipal 5.278/2020 também recomenda à população que qualquer pessoa que tiver que sair de casa para trabalhar, comprar alimentos ou buscar atendimento de saúde deverá usar máscaras”, informou a PMT.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE