Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começa a vacinação contra a COVID-19 em Teresópolis

Município recebeu 4700 doses para dar início à imunização do público alvo

Na tarde desta terça-feira, 19, foram entregues as primeiras 4700 doses da vacina contra a COVID-19 para o município de Teresópolis. O transporte foi feito através de um helicóptero do Corpo de Bombeiros que pousou na Fazenda Ermitage trazendo também o material referente aos municípios de Guapimirim, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. O prefeito Vinicius Claussen e o secretário municipal de Saúde Antonio Henrique realizaram o recebimento do material.
Como ato simbólico, ainda na tarde de terça-feira foram realizadas as primeiras aplicações de doses da vacina em quatro profissionais que atuam no Posto de Saúde da Família do Rosário. Grasiela Duarte Rocha Ferreira, Maria Geni Dias de Azevedo, Mário Sérgio Corrêa de Andrade e Andréia Martins, profissionais de saúde que atuam no Centro de Atendimento 24H do Ginásio Pedrão, no Centro de Testagem do EPEM, na UPA e no PSF do Rosário, respectivamente, foram as primeiras pessoas vacinadas em Teresópolis. 
Andreia Martins, de 52 anos, é técnica de Enfermagem há 11 anos e trabalha no PSF do Rosário há 2 anos. Ela foi escolhida pelo Prefeito Vinicius Claussen durante o evento. “É uma honra pra ser escolhida para representar todos os meus amigos da Saúde nesse momento tão importante. Eu perdi meu pai recentemente e me sinto muito triste, mas a chegada da vacina traz a esperança de que vidas vão ser preservadas”, disse Andreia.
A prefeitura informou que, após a imunização dos profissionais de saúde escolhidos para representar todos que atuam na linha de frente da pandemia no município, os profissionais do PSF do Rosário também receberam a vacina contra a COVID-19. A vacinação segue neste quarta, 20, com equipes volantes da Secretaria de Saúde percorrendo unidades de saúde, hospitais, Centro de Atendimento do Ginásio Pedrão, EPEM e UPA. A visita às instituições de longa permanência para imunização dos idosos residentes também está no cronograma.
Após a aplicação das doses da 1ª fase da vacinação contra a COVID-19 no município, dentro de, no máximo, 28 dias, conforme recomendado pela Anvisa, equipe da Secretaria de Saúde irá aplicar a segunda dose para eficácia da imunização. A própria Secretaria vai entrar em contato com os imunizados para agendar a aplicação da segunda dose.
O momento é histórico para o município que assim dá início à imunização nesta quarta-feira (20), atendendo ao público prioritário neste primeiro momento que são os trabalhadores da linha de frente da Saúde e idosos em locais de longa permanência. De acordo com o informado pela Prefeitura, a ampliação do público alvo a ser vacinado ocorrerá tão logo o município receba o segundo lote de doses. 
A Secretaria de Saúde entrará em contato com a direção dos asilos para planejamento da vacinação nos próprios locais. Para os profissionais de saúde atuantes na linha de frente, seguirá a mesmo protocolo. As diretorias das unidades indicarão aos seus colaboradores o plano de vacinação em seus locais de trabalho.

Prefeito comemora
Após a entrega das doses na Fazenda Ermitage, o prefeito comemorou a chegada da vacina e se emocionou ao destacar as dificuldades passadas pela população: “Estou muito emocionado, um ano de luta, trabalhando para defender as nossas famílias e esse momento de receber as vacinas traz esperança para o nosso povo acima de tudo. Muitas vidas foram perdidas, muitos empregos também, a economia começa a se recuperar, mas estamos em um momento de começar um grande plano nacional de imunização onde somos todos uma só nação. O governo federal garantiu a vacinação para todos os brasileiros e Teresópolis hoje, dia 19 de janeiro, está recebendo esse primeiro lote que será destinado aos profissionais de saúde que estão na linha de frente, no combate direto com os pacientes e também vamos vacinar os idosos que estão isolados nas instituições de longa permanência”. 
O prefeito destacou que havia a previsão inicial de que a vacina chegaria entre os dias 20 e 30 deste mês, porém acabou chegando antes do previsto e que agora está aguardando novos lotes para que a 1ª etapa seja concluída e então seja possível avançar para novas etapas.
É um momento histórico para o Brasil e para o mundo, quero dar os parabéns aos cientistas em primeiro lugar, aso profissionais de saúde, todos que trabalharam incansavelmente atrás de cura desse vírus terrível que veio colapsar não só a saúde, mas também a economia, o campo social, as famílias. Tivemos uma pressão muito forte dentro de casa que trouxe transtornos então temos que cuidar da saúde mental, da família, da mulher, da instituição família. Com certeza essas primeiras doses são um alento para o coração.  E se Deus quiser em breve nossa vida vai voltar ao normal.
O prefeito afirmou que as novas etapas previstas devem vir de um lote de 4 milhões de doses fabricadas pelo Instituto Butantã e ainda há a expectativa da entrega de mais um quantitativo do laboratório AstraZeneca que o governo Federal está negociando junto à índia. De acordo com Vinícius, as equipes já estão preparadas e os materiais necessários já estão disponíveis, como as seringas agulhadas, para que a vacinação ocorra sempre de imediato, assim que as doses forem disponibilizadas.  
O prefeito explicou que apesar dessa chegada, o processo ainda terá várias etapas até que se consiga fazer com que a maioria da população esteja imunizada, por isso ele pediu que ninguém deixe de tomar os cuidados com a prevenção, como uso de máscaras e evitar aglomerações.  
“A população precisa entender que a vacina é distribuída em fases, não podemos afrouxar as medidas porque o plano de imunização acontece por etapas e todos os grupos serão chamados e convocados pela prefeitura e a imprensa. É um grande passo que estamos dando hoje e todas as pessoas terão acesso à vacina”.
Quem também comemorou foi o secretário Antonio Henrique: “É o primeiro momento, as primeiras doses chegando ao município de Teresópolis. É um alívio muito grande, as equipes de Saúde estão muito cansadas, pois já tem quase um ano de combate à Covid e essa vacina vem trazer tranquilidade para todo povo de Teresópolis”.
Apesar da boa notícia da chegada da vacina, o momento é de um crescimento preocupante dos casos de Covid e por isso o secretário de Saúde destacou que está trabalhando para conseguir aumentar o número de leitos em Teresópolis: “Nós estamos fechando um acordo com o Hospital São José para abrir mais dez leitos de UTI, embora as vacinas estejam chegando ao município, a luta ainda continua. Assim vamos atender melhor a população. Vamos torcer para que o Ministério da Saúde libere logo as 4 milhões de doses que estão no Butantã para atender ao município”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE