Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começa a programação de Natal do Sesc e Senac

Grandes shows e valorização da cultura popular nos municípios da Região Serrana

Inspirado nas mais tradicionais manifestações regionais, o Sesc RJ e o Senac RJ trazem para a Região Serrana do estado do Rio o evento “Natal É A Gente Que Faz”, uma grande viagem pelas nossas tradições, guiada pelos sonhos que marcam essa importante data: Amor, paz, confraternização, oportunidade, igualdade, esperança e muita solidariedade. O Sesc RJ vai celebrar a data com uma extensa programação cultural, de hoje até o dia 6 de janeiro, com mais de 30 espetáculos de teatro, dança e circo. A programação, com mais de 200 atrações, é toda gratuita ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc. 
Já o Senac RJ, desde o dia 6 de dezembro, participará com uma série de workshops para ensinar técnicas de decoração e gastronomia natalina. Entre eles estão montagem de mesa de Natal, bolo de reis, biscoitos decorados e cupcakes, panetone e chocotone, salada natalina, drinks com espumante, arranjos florais natalinos e guirlanda com suculentas. O Senac RJ também conduzirá uma campanha de arrecadação de alimentos que serão revertidos ao programa Mesa Brasil.  
A programação de artes cênicas do Sesc Teresópolis começa nesta sexta-feira, dia 07, às 19h30, com a apresentação da “A Vida Passou Por Aqui”. O espetáculo, com classificação etária de 12 anos, terá entrada solidária mediante a apresentação de 1 kg de alimento não perecível. A premiada peça lança um olhar otimista sobre o envelhecimento e as angústias da vida e da passagem do tempo, celebrando a alegria, a amizade e a importância das relações construídas com generosidade e altruísmo. 
Neste sábado, 08, às 19h30, o Sesc recebe “Creme do Céu”. O espetáculo de dança contemporânea conta a história de uma estrela curiosa que cai no planeta Terra e, com a ajuda de um adolescente com quem faz amizade, procura uma forma de voltar ao céu. Enquanto vão buscando alternativas para o retorno da estrela, os dois falam sobre o sistema solar e acabam apresentando ao público características dos planetas, numa linguagem interessante e divertida.
No domingo, 09, às 15h, a praça Olímpica recebe “A Prosa Delas Não É de Panelas”. O espetáculo conta três histórias, cada uma focando uma mulher diferente: Ninguém segura Cassiadoira, Juliema desde pequena e Essa Bete promete. Cassiadoira, doida pra casar, passa por mil e uma até um final surpreendente. Juliema, educada pra ser princesa, após uma virada mostra quem é a rainha da história. Bete, ao entrar para o circo descobre que nem tudo é magia e faz uma revolução na lona, com a ajuda da mulher barbada.
Mais shows
Às 19h do dia 14 de dezembro, a Praça Olímpica recebe o “Cortejo – Folia nas Alturas”, com os Grupos Carroça de Mamulengos, Barracão Centelha e os participantes das oficinas de perna de pau e figurinos de adereços. No dia 15 de dezembro, às 15h, a Praça Olímpica terá a apresentação de “Se Alguém, de Repente, Me Oferece Flores”. Nessa inusitada brincadeira de rua, a Companhia Arteira busca valorizar o encontro, o sorriso, os olhares e a alegria, propondo cenas simultâneas em que as atrizes/palhaças, integrantes de uma entusiasmada banda de música, atrapalhadamente, preparam-se para iniciar seu cortejo musical e, de repente, envolvem a plateia na ação de dar e receber flores.
No dia 16 de dezembro, às 16h, a praça recebe a peça “Natal de Repente”. Em um vilarejo distante e esquecido, o povo pobre, em sua lida diária, se esquece do Natal, até que chegam contadores de história que percebem o sofrimento daquela gente e resolvem oferecer algum momento de alegria. Para a surpresa dos artistas, o povo não apenas se diverte como passa a interagir com a história, culminando com a montagem de um lindo presépio feito pelos moradores. Com a Cia. Cerne e a Cia. de Arte Popular.
Já no dia 21 de dezembro, a Praça Olímpica terá a apresentação “Auto de Natal de Jesus Belo Amor”. Trupe de pastoras e brincantes chegam em cortejo na cidade para encenar em praça pública a glória do nascimento de Jesus. Diante do presépio, na noite de Natal, representam a visita dos Reis Magos e pastores ao estábulo de Belém trazendo oferendas, louvores e pedidos de bênçãos. Cantos, louvações, loas e toadas são animadas pelas pastoras, poetas, músicos e dançarinos junto a Jesus, que já nasce cantando e dançando.
Também no dia 21 de dezembro, às 19h30, o teatro do Sesc Teresópolis terá a apresentação do “O Lago dos Cisnes”. No formato Solo para Crianças, o espetáculo nasce a partir do balé em quatro atos do compositor russo Tchaikovsky. Trazendo um encontro de teatro, música, dança e performance, o Lago dos Cisnes estabelece o diálogo entre o erudito e o popular, a tradição e o contemporâneo. No dia seguinte, dia 22 de dezembro, a Praça Olímpica terá, às 15h, a apresentação “Explode Coração”. Uma apresentação artística e interativa com coreografias vibrantes. Traz, de forma convidativa, o movimentar do espaço urbano, colorindo a cena cotidiana com uma manifestação artística de movimentos inusitados para dançar.  

Mais espetáculos
Também no dia 22 de dezembro, às 19h30, com classificação etária de 12 anos, o Sesc Teresópolis recebe “Elizeth, A Divina”. O espetáculo terá entrada solidária, mediante a apresentação de 1kg de alimento não perecível. Inspirado no livro biográfico da artista, do autor Sergio Cabral, o musical apresenta a vida de Elizeth Cardoso, expressando sua força poética por meio da música, do humor e da elegância, marcas registradas de sua personalidade. Com texto de Cora Carvalho e direção de Sueli Guerra, o espetáculo apresenta momentos marcantes da vida de Elizeth Cardoso, interpretada por Izabella Bicalho.
Nos dias 30 de dezembro, 5 e 6 de janeiro haverá Folia de Reis. Dia 30/12, às 18h, no bairro Mottas, dia 5/1, 20h, no bairro Cruzeiro e dia 6/1, 17h, na Praça Olímpica. A Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural e festiva, classificada, sobretudo no Brasil, como manifestação folclórica, caracterizada pela Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus.  A Folia de Reis Estrela Marte do Oriente (Mottas) e a Folia de Reis Estrela Guia (Cruzeiro), ambas da cidade de Teresópolis, se encontram para resgatar essa tradição popular.
Também estão na programação grandes espetáculos musicais como o “Os filhos dos caras”, uma homenagem dos filhos a música e a seus pais, reunindo no mesmo palco os herdeiros dos maiores ídolos brasileiros. Reunidos, Wilson Simoninha, Jair Oliveira e Léo Maia mostram um pouco do seu repertório próprio e acompanhados por um quinteto, resgatam seu DNA interpretando os grandes clássicos de Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Tim Maia.  O show será apresentado neste sábado às 20h na Praça Olímpica. No domingo, no mesmo horário e local, será a vez do “Grande Encontro: 20 anos”, com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.  Para saber a programação completa em todas as regiões, acesse o site http://www.natalsescsenac.com.br/. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE