Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começa a estação mais colorida do ano

Previsão é que Primavera, que segue até 21 de dezembro, terá muita chuva

Tem início às 10h31 desta terça-feira, 22, a Primavera no Hemisfério Sul. A estação segue até o dia21 de dezembro às 07h02, sendo climatologicamente considerada um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil. “Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. Já na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que estão associados a chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo”, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.
A estação tem início após o inverno e se estende até a chegada do verão. Portanto, a palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa "antes do verão". Ela também é conhecida como a estação das flores, porque várias flores desabrocham nessa altura tornando as paisagens mais bonitas. No caso de Teresópolis, cercada por três unidades de conservação ambiental e muitas áreas verdes que ainda resistem à pressão antrópica, mesmo fora dos parques, geralmente nesse período a cidade fica ainda mais bonita. A temperatura costuma ser bastante amena e agradável nesse período.
Com o aumento da temperatura, a umidade também aumenta e ocorrem mais chuvas. Geralmente a primavera brasileira também é marcada pelo El Niño. Com uma frequência entre 2 a 7 anos, esse fenômeno natural intensifica as chuvas no Centro-Sul e as secas no Norte e Nordeste. Nesta terça-feira, primeiro dia da estação, a previsão é que Teresópolis tenha um dia chuvoso.

Começam as chuvas
Na primavera são observadas as primeiras pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, sobretudo na Região Sul e Serrana, devido à ocorrência de instabilidade atmosférica, ocasionada pelas forçantes orográficas e pelo aquecimento, que volta a predominar no estado. Também as primeiras zonas de convergência de umidade (incluindo a Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS) começam a se formar sobre o Espírito Santo, do meio para o final da estação, de maneira geral.  A média acumulada de precipitação para a estação fica acima dos 400 mm na Região do Caparaó, Grande Vitória e leste da Região Serrana, entre 350 e 400 mm no restante das regiões Sul e Serrana e na Região Nordeste. Nas demais regiões, os valores observados ficam na faixa dos 250-350 mm. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 24-26 °C na Região Serrana e 28-30 °C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 15-16 ºC na Região Serrana e dos 19 ºC nas demais regiões.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE