Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Combate aos crimes de violência doméstica é reforçado

Teresópolis, que já tinha "Guardiões da Vida", agora faz parte do programa Patrulha Maria da Penha

Com a presença do governador Wilson Witzel, foi realizado na última segunda-feira (05), o lançamento do programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida. O evento aconteceu no Quartel General da PM, no Centro.  A iniciativa da Polícia Militar, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), oferece acompanhamento a mulheres que foram ameaçadas e tiveram medida protetiva contra o agressor expedida pela Justiça. No total, 107 policiais militares vão trabalhar, inicialmente, no programa, que será adotado gradativamente em todo o estado. Quarenta e duas viaturas caracterizadas com tarja lilás e logomarca própria servirão ao projeto. Em Teresópolis, o novo esquema de patrulhamento engloba o Guardiões da Vida, que já vinha acontecendo no 30º BPM. 
“Éramos um dos poucos quartéis que já tinha esse projeto, um dos pioneiros, inclusive com uma viatura atendendo a zona urbana e outra o interior e também os outros municípios que cobrimos. Isso mostra a importância que damos ao tema, como nos preocupa esse índice de violência doméstica. Através do Guardiões da Vida podemos minimizar esses fatos, graças a capacitação dessa equipe, evitando a reincidência. Também temos atenção especial com as crianças através do Proerd, que fazem comunicações de violência doméstica também ao Guardiões promovendo uma rede de segurança familiar”, destaca o Comandante do 30º BPM, Marco Aurélio Santos.
Segundo o secretário da Polícia Militar, General Rogério Figueredo de Lacerda, o programa tem a intenção de reduzir, se possível a zero, o índice de reincidência de ocorrências de violência doméstica. No primeiro semestre deste ano, os operadores de Serviço 190 atenderam a uma média de 170 mil ligações. Destas, 30.617 foram ameaças contra mulheres. – As experiências mostram que os acompanhamentos das mulheres com medida protetiva têm inibido a repetição de casos de agressão. Se conseguirmos acabar com a reincidência de casos de violência contra a mulher, os índices de feminicídios terão uma redução extremamente expressiva, já que esses crimes, quase sempre, ocorrem nas residências ou estão conectados a relacionamentos desfeitos ou conflituosos – ressaltou.
Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, Claudio de Mello Tavares, no ano de 2018 foram deferidas pelas varas de violência doméstica e familiar do Tribunal de Justiça 26 medidas protetivas de urgência no estado do Rio de Janeiro. – Basta de violência. As medidas protetivas por si só não são suficientes para evitar agressões. Estamos dando um passo importantíssimo. É preciso acompanhamento e fiscalização para dar amparo a estas mulheres – disse.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE