Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Clínica da Família de Bonsucesso tomada pelo mato e depredada

Câmara aprova pedido de retomada das obras. Prédio tem estrutura para 10 mil atendimentos/mês e poderia ser usado na pandemia

O Legislativo de Teresópolis aprovou em plenário, na noite de terça-feira, 07, moção ao governador Wilson Witzel, de autoria do presidente da Casa, vereador Leonardo Vasconcellos, pedindo a retomada das obras de construção de uma Clínica da Família na localidade de Bonsucesso, interior do município.  A unidade de saúde começou a ser construída em julho de 2015. Com o prédio público quase pronto, a obra foi paralisada, e hoje as instalações estão abandonadas e deterioradas.      Cinco anos atrás, quando foi firmada a parceria, além de assumir a construção do prédio da Clínica da Família, o Estado também garantiu equipar a nova unidade. Ao município coube a doação da área – um terreno atrás do Destacamento do Corpo de Bombeiros de Bonsucesso, e a gestão da Unidade de Atenção Primária à Saúde a partir de sua implantação. 
Na última segunda-feira (6), o presidente da Câmara esteve em Bonsucesso para vistoriar as condições do imóvel. Viu um terreno sem manutenção e conservação, tomado pelo mato, e o prédio abandonado, sujo e em estado de crescente deterioração. “Vergonhoso o estado geral da área destinada a uma unidade de saúde, tão importante e necessária para a população do interior. O prefeito prometeu solução ainda quando era candidato. E em julho do ano passado chegou a anunciar, junto com o governador, que as obras seriam retomadas. Por enquanto, está só no discurso. Nem da manutenção do terreno e da preservação do prédio a prefeitura está cuidando. Tudo está completamente largado. Descaso com os moradores do interior e com o dinheiro público investido na obra”, denuncia.
O prédio onde deveria estar funcionando a unidade de saúde foi projetado para abrigar consultórios médicos e odontológicos, salas de recepção e atendimento, imunização, procedimentos e curativos, ultrassonografia, reuniões e farmácia. Tem estrutura para realizar atendimento ambulatorial mensal a dez mil moradores de Bonsucesso e região. 
O presidente da Câmara era secretário de Educação quando, em sua gestão à frente da pasta, o município construiu e inaugurou em 2013 uma grande escola em Bonsucesso. Na época, o governo municipal também programou a instalação da nova unidade de saúde na localidade, e Leonardo Vasconcellos acompanhou as tratativas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresópolis para a construção da Clínica da Família. “Acompanhei todo o processo e participei da escolha da área. E em julho de 2015 as obras da nova unidade de saúde foram iniciadas. É inadmissível ver aquele prédio, que estava quase pronto para ser inaugurado, se acabando. Enquanto isso, o povo do interior clama por estrutura de saúde. Pior ainda é saber que o imóvel alugado para o SPA 24 horas de Bonsucesso está com ordem de despejo porque a prefeitura não paga aluguel. A retomada da obra da Clínica da Família é urgente também por este motivo.”, aponta o presidente do Legislativo.

Tempo de promessas
Em maio de 2018, fazendo campanha para prefeito, Vinicius gravou vídeo criticando o abandono da obra e prometendo inaugurar a Clínica da Família em Bonsucesso. Em fevereiro de 2019 ele se reuniu com o governador Wilson Witzel e anunciou compromisso do Estado com a retomada da obra. Depois, em 12 de abril, recebeu em Teresópolis o então secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, e voltou a garantir que a obra seria concluída. Em julho do ano passado o governador veio à cidade prestigiar o prefeito Vinicius Claussen em evento que comemorava um ano de gestão, e mais uma vez foi feita a promessa de inauguração da Clínica da Família. “São só promessas, e até agora nada de concreto foi feito nesses dois anos de governo do prefeito Vinícius. Teresópolis precisa de ação. As pessoas não acreditam mais em discurso. Querem ver as coisas acontecendo”, avalia o presidente Leonardo Vasconcellos, justificando a correspondência encaminhada ao governador.

Não bastasse o esquecimento das autoridades públicas, atos de vandalismo causam ainda mais prejuízos

“Estamos encaminhando moção ao governador Wilson Witzel, com cópia para o prefeito, pedindo solução para essa demanda da Clínica de Saúde da Família de Bonsucesso. Os dois são do mesmo partido, mantém vínculo de amizade e estreita relação política. Não entendo como até hoje essa obra não foi inaugurada. Vamos aguardar resposta, e que seja muito boa para a população do Terceiro Distrito”.     

Resposta da PMT
Através da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Teresópolis informou que encaminhou projeto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras/EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) para conclusão das obras e abertura da Clínica de Saúde da Família em Bonsucesso. ”Entretanto, a pandemia pelo novo coronavírus atrapalhou o andamento da reivindicação. A Gestão Municipal continua cobrando o andamento do projeto, entendendo que os prazos devem ser estendidos por conta da pandemia”, justificou o governo, em nota.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE