ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Cinco fontes com água imprópria para consumo

Data: 26/02/2021

Fonte mais conhecida de Teresópolis, a Judith está entre as nascentes interditadas temporariamente. Marcello Medeiros

Na última quarta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico da qualidade da água em 13 fontes da cidade. Pelas amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Judith e Amélia, no bairro do Alto, Tijuca, na localidade de mesmo, Sete Tanques, no Rosário, e Taumaturgo (esquina dos prédios) estão impróprias para consumo e consequentemente devem ser evitadas até novo levantamento.

Além desses casos já comprovados, como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.  
O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. “Tendo em vista os resultados, foi orientado aos usuários para que filtrem e clorem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo e informado à população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas”, divulgou a Saúde.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A história de Teresópolis, através da imprensa

Aulas presenciais só voltam quando Teresópolis estiver em bandeira amarela

Município do Rio vacina professores da rede pública com 55 anos ou mais

Grandes empreendimentos comerciais em Teresópolis

Quatro mortes num acidente com Palio Weekend na noite desta sexta-feira

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy