Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ciências Biológicas do UNIFESO: Atividades de campo são destaque

Instituição de ensino oferece modalidades de Licenciatura e Bacharelado. Curso tem nota 4 no ENADE

A pesquisa científica e o estudo das espécies e de seus hábitos estão muito presentes no trabalho de um biólogo. Para que todo este conhecimento transcenda a sala de aula, o curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promove, há quase 10 anos, uma série de atividades de campo diversificadas. A instituição de ensino oferece duas modalidades: a Licenciatura e Bacharelado, e o curso de Licenciatura obteve nota quatro na prova do último ENADE, numa escala que vai até cinco.
Dentre as atividades de campo vivenciadas pelos estudantes estão visitas ao Aquário do Rio, para investigar a fauna marinha; ao Jardim Botânico, para conhecer espécies de vegetais e suas particularidades; ao Parque Nacional da Tijuca, que está inserido no fragmento do bioma da Floresta Atlântica, parte integrante da Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro; ao Parque Estadual da Serra do Mar – Picinguaba, em Ubatuba (SP), para conhecimento de mangues, costões e do projeto Tamar; visita noturna ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, para observação da fauna e da flora locais; entre outros.
O curso oferece também visitas técnicas a fábricas e o Café Científico, que são palestras periódicas com profissionais brasileiros e estrangeiro de diversas áreas do conhecimento científico. Outra atividade desenvolvida é a Ciência Itinerante, em que os estudantes têm a oportunidade de interagir com a sociedade através de ações educativas em escolas, praças e empresas. 
"A graduação em Ciências Biológicas do UNIFESO prima por professores e técnicos qualificados, além de uma grande infraestrutura, como o Hospital-Escola, a Floresta-Escola e, mais recentemente, uma estufa para os estudantes acompanharem o cultivo dos vegetais. Além disso, contamos com excelentes laboratórios de Zoologia, Botânica, Bioquímica e Microbiologia, anatômico humano e animal. Sem falar nas parcerias com unidades de conservação Municipal, Estadual e Federal, escolas públicas, municipais e estaduais, e com o Centro Educacional Serra dos Órgãos", explica o professor e coordenador do curso, Carlos Alfredo Cardoso.
O campus Quinta do Paraíso, que abriga o curso de Ciências Biológicas, é um convite ao estudo da biologia, pois está localizado num espetacular fragmento da Mata Atlântica. Lá está o Floresta-Escola, projeto de restauração de uma área degradada de três mil metros quadrados, que era um antigo pasto. Cerca de 400 mudas de 90 espécies nativas da Mata Atlântica já foram plantadas no local, e os estudantes acompanham, semanalmente, o desenvolvimento delas. Outro espaço recém-instalado no campus Quinta do Paraíso é o Estufa-Escola, um viveiro onde estudantes terão a oportunidade de produzir mudas para ajudar na restauração de áreas degradadas e para o desenvolvimento de plantas medicinais.

Vestibular com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular para o curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, nas modalidades Agendamento e ENEM. O candidato deve se inscrever gratuitamente no processo seletivo pelo site www.unifeso.edu.br ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antônio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, até 28 de janeiro de 2019.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE