Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CIEE completa 55 anos beneficiando mais de um milhão de jovens

Estudantes viram aprendizes, recebem capacitação e contribuem com o crescimento de diversas empresas de nossa cidade

Anderson Duarte

Por inúmeras vezes turmas de jovens estudantes participantes do programa CIEE estiveram nas dependências do Grupo DIÁRIO para conhecer o dia-a-dia de uma empresa de comunicação, como são feitas as noticias e como se porta o profissional no mercado de trabalho. Assim como aqui, diversas outras empresas, dos mais variados ramos e áreas de atuação, também já abriram suas portas para os estudantes que utilizam essa e muitas outras metodologias de aprendizado para se inserir no mercado de trabalho como indivíduos diferenciados e que podem contar com seu direito a uma formação formal. O CIEE completa hoje, 1º de outubro, seus primeiros 55 anos de história, com uma trajetória que mostra estudantes que viram aprendizes, recebem capacitação e contribuem com o crescimento de diversas empresas de nossa cidade e por todos os municípios onde atua.
Ao todo, são mais de duzentos mil jovens estagiando pelo CIEE em suas cinquenta unidades espalhadas pelo país, inclusive aqui em Teresópolis. São mais de cem mil jovens aprendizes, participantes do programa Aprendiz Legal em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e todos devidamente amparados pelos mais de três mil colaboradores espalhados pelo Brasil. Aqui em nosso estado, o CIEE Rio de Janeiro conta atualmente com 224 mil jovens inscritos e outros trinta mil em estágio, são mais de quinze mil participando do Aprendiz Legal e mais nove mil em projetos comportamentais. “O desafio de cumprir a missão de desenvolver iniciativas sócioassistenciais e socioeducativas é imenso, mas com muito sucesso, conseguimos integrar o jovem ao mundo do trabalho”, afirma o Superintendente do CIEE/ Rio, Paulo Pimenta.
O CIEE Rio de Janeiro marca presença em 75 % de todos os municípios do estado por meio dos seus programas de integração ao mundo do trabalho, envolvendo o pilar estágio e aprendizagem. As unidades e postos de atendimento estão localizados nas principais regiões do Rio de Janeiro e como uma organização de assistência social, em todas essas décadas, já beneficiou mais de um milhão e meio de estudantes, tendo estabelecido parcerias com 2335 instituições de ensino e com 4387 empresas conveniadas. Com sua expertise na capacitação de jovens, a instituição também estimula à promoção dos direitos sociais, por meio de ações, programas e parcerias que favorecem o fortalecimento da cidadania dos diferentes públicos e faixas etárias. Entre as iniciativas estão cursos gratuitos de qualificação que já formaram mais de 35 mil jovens em situação de vulnerabilidade social mesclando informática e módulos com temas voltados à cidadania , ao desenvolvimento da autonomia e ao protagonismo juvenil .
“Os jovens são o motivo de ser do CIEE e, em virtude disso, todos os serviços oferecidos a eles são totalmente gratuitos. O Portal CIEE, por exemplo, traz hoje diversos recursos que melhoram a experiência de jovens, empresas e instituições de ensino. Na área social, por exemplo, é preciso garantir que o trabalho também tenha viés social, não basta dar oportunidades no mundo do trabalho, é preciso acolher. Ao longo de toda sua história, o CIEE promove ações sociais para ajudar a sociedade, pois, considera que todo o entorno dos jovens deve ser considerado. Transformar vidas e construir futuros através do acesso ao mundo do trabalho pelos programas de estágio e de aprendizagem constitui a nossa missão e nossa bússola para o aprimoramento constante”, enaltece Paulo Pimenta.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE