Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ciclismo: Teresópolis recebe prova de nível internacional

"Circuito Grangiro" vai ter largada no município e seguir pela bonita Serra das Hortênsias

Velocidade é o termo da vez para os atletas que estão com saudades de provas de ciclismo estrada. O Circuito Grangiro acaba de confirmar a realização da segunda etapa deste ano para o dia 29 de agosto, na Serra das Hortênsias, entre Teresópolis e Itaipava, Distrito de Petrópolis, Região Serrana. Promovida pela Effect Sport e com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, via Lei de Incentivo do Estado, a etapa terá percurso de 80 km e altimetria acumulada de 1.500 m, com pista 100% fechada para os competidores durante a prova. Outro diferencial é que o evento terá referências de provas internacionais para que os ciclistas possam viver uma experiência esportiva única num cenário “de casa” que é conhecido por praticantes da modalidade e de outros esportes outdoor de todo Brasil. Os atletas interessados já podem se inscrever através do site oficial – https://ilgrangiro.com/ – e acompanhar todas as medidas de segurança que serão implementadas pela organização do evento, entre elas, a apresentação obrigatória de teste negativo para Covid-19 no momento da retirada do kit. 
“Estamos muito felizes em conseguir realizar a etapa speed ainda este ano na Serra das Hortênsias, um dos locais mais bem conceituados para o ciclismo de estrada. Mudamos o nosso planejamento inicial de acordo com as normas de segurança impostas pela pandemia. A nossa equipe está sendo incansável na readequação da arena e dos protocolos conforme as orientações dos órgãos oficiais de saúde”, explica Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência que assina o Grangiro.
A estreia do circuito foi em abril, com a etapa MTB em Búzios, que proporcionou aos atletas participantes a experiência de uma prova com mar e montanha. Desta vez, os ciclistas sobem uma das serras mais bonitas do Brasil em um percurso que vai de Teresópolis a Itaipava, no Rio de Janeiro. E a programação vai muito além das disputas sob duas rodas. Sendo um evento carbono neutro comprometido com o planeta, o Grangiro vai promover a plantação de 500 mudas de árvores em áreas de reflorestamento da região de Teresópolis com o apoio da Prima Ambiental. O objetivo é compensar os gases de efeito estufa que serão gerados na etapa e ajudar no reflorestamento da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. Na página de inscrição, os atletas também podem colaborar adicionando um valor simbólico para doar mais mudas à ação. 

Trajeto bonito e técnico
Estando alinhado com as metas de desenvolvimento sustentável da ONU, o evento sempre contempla ações socioambientais pensando também na geração de emprego e renda para a redução das desigualdades. Conectando grandes marcas à ONGs que atuam em áreas de vulnerabilidade social, o circuito busca criar novas oportunidades utilizando a força do esporte como plataforma de transformação. 
Já inscrita, a ciclista Lívia Bustamante usa sua experiência como moradora de Teresópolis para alertar os competidores dos desafios que podem enfrentar ao longo do percurso. “Como eu já treinei bastante nessa região e já usei a Serra como meu parquinho de treino, eu posso afirmar que vocês vão encontrar um percurso bastante técnico e desafiador”, destaca, em entrevista ao jornal O Diário e Diário TV. “Tem o atleta de elite que vai se desafiar na velocidade e o atleta amador que vai curtir a paisagem. Então, todos vão curtir a prova que atende a todos os públicos”, completa. Os atletas vão largar da Feirinha do Alto, às 7h, seguindo em direção a Itaipava pela BR-495, a Serra das Hortênsias. A chegada será no Golf Clube, na Avenida Presidente Roosevelt, Barra do Imbuí. Inscrições abertas pelo site www.ilgrangiro.com/ 

Apoio local
Membros do Polo Turístico e Gastronômico de Teresópolis estão se organizando para realizar a decoração de vários pontos do município, entre áreas públicas e estabelecimentos comerciais, com as cores do evento. O objetivo é estimular os atletas e a realização de provas desse tipo, que na Europa têm grande participação e destaque, como os famosos “Tour de France”, “Volta da Espanha” e “Giro da Itália”. Para contribuir, entre em contato como e-mail polodeteresopolis@gmail.com ou telefone 2641-4230  (Vânia).

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE