Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuvas sobrecarregam equipes de emergência

Quedas de árvores e postes causam problemas em na cidade e no interior

Marcus Wagner

As chuvas seguem causando problemas em Teresópolis e a queda de árvores está se tornando algo frequente e ameaçador para quem mora ou trabalha ao redor de alguma mata. Nesta quarta-feira, mais uma ocorrência deste tipo foi registrada em um estabelecimento comercial no Vale Paraíso. A Defesa Civil foi acionada ao local, mas não houve vítimas e a árvore caída não gerou maiores problemas, mas outras ainda podem causar problemas com a continuidade do período chuvoso. 
Este caso aconteceu em sequência a um grande número de acionamentos das equipes de emergência desde o temporal do final da tarde de terça-feira, que causou alagamentos, queda de árvores em vários bairros e até deslizamentos de terra com grandes transtornos para a população e ainda dando muito trabalho aos responsáveis por consertar os estragos. 
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a Defesa Civil atendeu 14 ocorrências relativas à chuva da tarde de terça-feira, 7, entre elas um deslizamento de terra que atingiu a parede da cozinha de uma casa e o abrigo do botijões de gás no bairro de Santa Cecília, provocando um vazamento no local. Sete famílias ficaram desalojadas preventivamente e foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O local será reavaliado para permitir o retorno de algumas das famílias e os moradores da casa atingida foram inscritos no aluguel social. 

Transtornos 
Muros quebrados, postes caídos, fiação exposta e falta de acesso foram motivos da maioria dos acionamentos do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, mas no dia seguinte ao temporal alguns bairros continuavam aguardando uma solução. Com galhos e troncos caindo sobre a fiação dos postes, houve também o corte de energia e internet em algumas localidades.
Pelas redes sociais, os moradores afetados divulgaram os problemas, pedindo ajuda para resolver a situação. Um dos casos ocorreu na Rua Albert Sabin, no Panorama, onde uma árvore gigante impedia a passagem de veículos e pessoas um dia depois de ter caído, porém não havia ninguém trabalhando na remoção. O grande tronco que caiu quase levou junto um dos postes que chegou a ficar inclinado perigosamente. O impacto destruiu ainda parte do muro de uma residência que fica em frente ao terreno de mata onde fica a árvore. Apesar de uma parte da construção ter caído dentro do terreno, ninguém foi atingido. Equipes da Enel foram ao local para desligar a rede. 
No interior do município também houve problemas como a queda de um poste sobre uma estrada de terra entre o Holliday e a Fazenda Alpina, em um acesso para Santa Rita, em que um morador filmou o perigoso improviso feito para dar passagem aos carros. Foi jogada terra por cima da estrutura caída, mas os fios continuaram expostos, levando risco a quem trafega por lá.
Equipes do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros ficaram sobrecarregadas com a grande quantidade de acionamentos, indo aos locais para verificar potenciais riscos e ainda fizeram corte de seis árvores que apresentavam riscos em bairros como Barra do Imbuí, Vale Paraíso, Santa Cecília e Jardim Serrano.

Remoção de árvores
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a remoção de árvores caídas em via pública é feita pela Secretaria de Serviços Públicos, com o auxílio do Corpo de Bombeiros e da Enel, caso a árvore esteja próxima da rede elétrica. A Defesa Civil executa as análises de risco antes da queda; depois que a árvore cai, o órgão faz a análise das estruturas atingidas.

Balanço da Defesa Civil
A Defesa Civil informou que o maior volume de chuva registrado na terça-feira foi de 34 mm/h, no Rosário. Ainda de acordo com o órgão, foram 14 ocorrências, entre deslizamentos de terra (Pimentel, Bom Retiro e Santa Cecília), risco de queda e queda de árvores (Jardim Meudon, Golfe, Serra do Capim, Panorama e Fischer), risco de queda de muro (Fonte Santa), buraco em via pública (Granja Guarani) e risco de queda de muro (Fonte Santa). Ocorreram pontos de alagamentos de ruas nos bairros Tijuca, Agriões, Bom Retiro e Ermitage.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE