Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuvas fortes: Defesa Civil reforça alerta em três bairros

Secretaria explica também como é feito o acionamento de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme

Paola Oliveira 

O estado de São Paulo vem sofrendo nos últimos dias com as fortes chuvas que causaram dezenas de deslizamentos e enchentes. Agora é a vez do estado do Rio de Janeiro enfrentar as consequências da frente fria que promete ir embora nesta quarta-feira (12). Em Teresópolis, a chuva chegou à tarde desta segunda (10) e se manteve durante toda a madrugada. Entre idas e vindas, ela se fez presente na terça-feira (11), deixando a cidade com um verdadeiro clima serrano e preocupados moradores de áreas de risco, principalmente. De acordo com a secretaria municipal de Defesa Civil, a cidade está sob estado de alerta para chuvas fortes e moderadas desde o início da semana. As chuvas, que incansavelmente se mantém durante o dia e a noite preocupam a pasta, que alerta moradores de alguns bairros que estão com volume acumulado. “Os locais que nós temos nesse inicio de ano com a maior incidência de chuvas são Granja Florestal, Vale da Revolta e Rosário”, atenta o subsecretário da Defesa Civil, Coronel Albert.  Ele lembra ainda que, em casos mais graves, a Defesa Civil alerta a população através das sirenes. “Nós já emitimos os alertas explicando a situação. Nós temos um volume acumulado em três comunidades, para essas comunidades a recomendação é que eles fiquem atentos aos alertas de chuvas para as próximas horas”.
Os alertas da Defesa Civil são emitidos e enviados a população através do sistema de sirenes nos bairros em áreas de mapeamento de risco e também, de forma geral e mais rápida, através do celular. “Sempre emitimos os alertas de chuvas via sistema de sirenes com antecedência e alertas via SMS”. O subsecretário explica como que os teresopolitanos podem receber diretamente no seu smartphone os alertas. “Para se cadastrar e receber alertas da Defesa Civil, a pessoa tem que fazer um envio de SMS para 40199 informando o número do seu CEP, ai ela vai receber os alertas da Defesa Civil em seu celular gratuitamente,” ele explica. 

As sirenes
O Sistema de Alerta e Alarme é formado por 24 sirenes, distribuídas em 13 bairros do município. No Corta Vento, Fischer, Caxangá e Santa Cecília os moradores contam com o serviço de um equipamento. Já no Caleme, Coreia, Fonte Santa, Perpétuo, Pimentel, Rosário e Vale da Revolta estão instaladas duas sirenes. Nos bairros da Granja Florestal e Quinta Lebrão, por se tratarem de localidades de grande extensão e com riscos de deslizamentos de terra e transbordamento de rios, os moradores são alertados através de três sirenes.    “Existe todo um protocolo de acionamento de sirenes. Esse protocolo diz que é preciso uma chuva de acumulado de 40 milímetros em uma hora para o acionamento de sirenes com acumulado e 60 milímetros de uma hora sem acumulados”, esclarece o subsecretário. Ou seja, mesmo que comece a chover muito forte, é preciso aguardar tais números para que o sistema seja acionado.
Para evitar acidentes com deslizamentos envolvendo mortes, o Coronel pede a população que se proteja indo para lugares seguros. “Quando começa a chover forte e a comunidade já recebe uma alerta de chuva antecipado via sistema de sirenes ou via SMS, é importante que as pessoas que moram em áreas mapeadas de risco que procurem um lugar seguro com antecedência. Porque muita das vezes, quando a chuva se intensifica, fica até difícil da pessoa sair da sua residência. Assim que receber esse alerta da Defesa Civil ir para um local seguro,” conclui. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE