Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuvas deixam ruas esburacadas em vários bairros de Teresópolis

Moradores reclamam de serviços precários de pavimentação e descaso

As chuvas de verão estão causando a destruição de diversos trechos de ruas de Teresópolis e causando muitos transtornos para moradores e motoristas que precisam passar com seus veículos por esses locais. As reclamações são muitas e as imagens impressionam em vários pontos do município em que as pessoas passaram a ter sérias dificuldades para se locomover. O pior é que o período chuvoso ainda está no começo e ainda há muita água por vir. Como há muitas ruas com um asfaltamento de baixa qualidade e outras que nem sequer tem uma pavimentação digna, essa situação ainda deve ser comum para mais outros locais da cidade e do interior.
Desde o final de dezembro, as chuvas se intensificaram na região e em alguns bairros de Teresópolis a concentração pluviométrica está causando verdadeiras crateras em vias importantes para os moradores, como é o caso da Granja Guarani. Lá, motoristas enfrentam uma situação digna das mais complicadas provas de rali, pois um carro para uso urbano tem muita dificuldade para conseguir se deslocar. A chuva do final de dezembro veio arrasando o asfalto que cobria os paralelepípedos e deixou um cenário assustador. 
Neste princípio de verão, o Bairro da Granja Guarani está entre aqueles que registraram os maiores índices pluviométricos e na madrugada do dia 3 muita água desceu da parte mais alta, com muita pressão, destruindo o frágil asfalto com a correnteza. Os moradores temem que as crateras na Estrada do Araquém impossibilitem a entrada do ônibus da linha que atende a comunidade. 
“A chuva abriu vários buracos. A linha de ônibus B. Artistas / Pedreira passa pelo local e vai terminar o serviço da chuva. Por baixo do asfalto de quinta categoria e preço de primeira, existe o paralelo. Ou fazem um conserto decente ou deixam só no paralelo. Tá muito ruim passar por ali. Precisamos que isso possa se resolver definitivamente, pois todo verão é isso. Os caras consertam e a primeira chuva forte leva tudo”, reclamou um morador.
Na Cascata do Imbuí, os problemas causados pela chuva foram ainda mais impactantes por conta da situação de abandono que já se encontrava a Estrada José Gomes da Costa. A via só recebeu alguma atenção na época em que a prefeitura tentava implantar a baldeação naquele local e com o trecho inicial recebeu uma camada de asfalto na margem do rio, porém foi apenas isso. Quase um ano depois, foram surgindo buracos, o mato cresceu e as chuvas trouxeram muitas pedras, lama e mais destruição em vários pontos. 
O fotógrafo Renato Rabe utilizou suas redes sociais para mostrar a situação, em um alerta importante sobre o perigo que tal problema representa para pedestres e condutores de veículos, classificando a situação como o retrato do descaso.
“A estrada dá acesso aos bairros da Cascata do Imbuí, Posse, Granja Florestal, Salaco e Campo Grande. Essa via necessita um recapeamento em toda sua extensão, pois está tomada por buracos, pedras e mato. Um dos IPTUs mais caros de Teresópolis é o do bairro Posse, onde está o retorno em forma de manutenção? Vejam as fotos! Outro risco é o óleo na pista, devido ao trânsito de caminhões pesados que vão para um depósito na Posse. A dica é para ir com muita atenção, pois a chance de acidentes é alta”, detalhou Renato.
Próximo dali, o caminho entre as comunidades da Granja Florestal e Salaco é outro local que é motivo de grande revolta dos moradores por falta de um serviço decente que possa garantir o ir e vir seguro de todos. Muitos buracos e lama pelo caminho que há anos não recebe a visita da equipe da prefeitura para a realização de um serviço que não seja um mero tapa-buracos que não dura mais que poucas semanas.
Diante da falta de esperança de que o problema se resolva rápido, há quem utilize de um protesto curioso para divulgar um buraco abandonado no Bairro São Pedro. Na Rua Ana Nery, um boneco foi colocado em buraco que se abriu bem em cima de um bueiro e que trouxe preocupação pelo perigo à segurança de quem transita por ali. 
O “mascote” do descaso já virou até motivo de mobilização nas redes sociais para ser batizado pelos internautas. “Vamos ajudar a dar um nome ao boneco da Rua Ana Nery, bebeu tanto no Natal e na virada, que "caiu" no buraco e não levantou até hoje”, publicou Allan Motta. Para conseguir lidar com tamanhos problemas, somente apelando mesmo para o bom humor, mas a atenção do governo municipal para fazer uma pavimentação mais digna aos moradores é o que eles esperam de verdade.
De acordo com os principais institutos de meteorologia, ainda vem muita chuva para a região serrana nos próximos dias, pois as condições ideais deverão se formar, com o calor e a chegada de massas de ar frio, ao mesmo tempo em que a umidade vinda da Amazônia também é esperada. A presença do fenômeno natural conhecido como La Niña influencia diretamente na formação das chuvas. Portanto, a possibilidade de que as ruas e estradas de Teresópolis com a mesma falta de estrutura fiquem destruídas e prejudiquem outras comunidades.
Nossa reportagem pediu um posicionamento da prefeitura a respeito da situação das ruas citadas e a assessoria de comunicação nos respondeu em nota que “A Secretaria M. de Serviços Públicos informa que o trabalho de desobstrução das vias começou no sábado, 2, e segue até que todas as ruas atingidas sejam atendidas”.

 

 

 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE