Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuva forte causa alagamentos em vários bairros de Teresópolis

Interior do município chegou a registrar índice pluviométrico de 149 mm

Marcus Wagner

A grande quantidade de chuva que caiu em Teresópolis nesta quinta-feira causou alagamentos, quedas de galhos e árvores e até deslizamentos de terra.  Em diversos pontos, moradores registraram o grande volume de água que fez o volume dos principais rios aumentar muito. Até na estrada Rio-Teresópolis houve estragos. Tanto na cidade quanto no interior, várias ruas ficaram debaixo d’água, deixando muita gente ilhada na parte da tarde, quando houve pancadas mais fortes de chuva. Somente no 2º Distrito o índice pluviométrico chegou a 149 mm em poucas horas.

Acesso à Fazenda Suíça ficou interditado por conta de um deslizamento de terra, mas não houve feridos

Muita gente compartilhou vídeos e fotos pelas redes sociais mostrando a intensidade preocupante da chuva e alguns dos problemas gerados por ela. Nossa reportagem recebeu o registro de um deslizamento de terra causou o bloqueio do acesso para a Fazenda Suíça e, de acordo com moradores da região, houve outro pequeno deslizamento próximo, no Cuiabá, nas imediações de uma escola, porém ninguém foi atingido.
Os alagamentos fizeram o transito ficar ainda mais confuso nas principais ruas e avenidas da cidade, como também na Serra Rio-Teresópolis que teve casos de quedas de árvores e galhos na pista. A chuva foi tão intensa nas imediações do Soberbo que  o volume e a pressão da cachoeira em frente à entrada do Parnaso era assustador. Perto dali, na Granja Guarani, o rio descia com grande violência, chegando a invadir o quintal das residências. 

Rua Manoel José Lebrão parecia um rio e deixou muita gente ilhada na tarde desta quinta-feira

No bairro do Alto, a Avenida Oliveira Botelho ficou alagada e os veículos passaram com grande dificuldade.  
Já a Praça Olímpica, no centro da cidade, se transformou em um imenso lago e a água vinha em grande quantidade descendo da Rua Edmundo Bittencourt, mostrando que as obras realizadas há alguns anos para melhorar o escoamento não fizeram efeito.
A Rua Manoel José Lebrão, principal do bairro de Ermitage e acesso para outros bairros, que normalmente alaga com qualquer chuva, desta vez ficou muito cheia e ajudou a causar a confusão no trânsito do centro.

A chuva caiu no centro da cidade em volume tão grande que transformou a Praça Olímpica em um imenso lago

Na Tijuca, outras ruas também pareciam ter virado rios, como foi flagrado em frente à Secretaria Municipal de Saúde. 
No Bom Retiro, no cruzamento entre a Rua Tenente Luís Meirelles com os acessos para os bairros da Tijuca e São Pedro, a alagamento também atingiu grandes proporções em frente a um posto de gasolina.

Previsão de mais chuva
A população de Teresópolis pode se preparar para enfrentar um período de chuvas intensas nesse mês de janeiro, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é de um grande volume de água para os próximos 7 dias. 

Defesa Civil
A Defesa Civil conta com o Serviço de Plantão de 24 horas, no qual duas equipes para atendimento via 199. A orientação em caso de chuva forte é de que os moradores de áreas de risco procurem locais seguros em casas de parentes, amigos ou nos pontos de apoio das comunidades. 
O órgão realiza também o serviço de monitoramento e envio de alertas via SMS 24 horas. “A previsão para esse verão é de pancadas de chuva fraca a moderada e ocasionalmente fortes no final das tardes, por isso, é muito importante o cadastramento de toda a população no sistema de Alertas Via SMS através do 40199, para que a Defesa Civil possa informar os procedimentos em situação de emergência”
Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o número do CEP, sem o traço, para 40199. 
.
 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE