Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Centro de Atendimento 24 horas para suspeitas de coronavírus no Pedrão

Profissionais de saúde estarão de plantão a partir de hoje para acolher quem apresente sintomas do Covid-19

Marcus Wagner

O prefeito Vinicius Claussen anunciou na tarde desta quarta-feira, 18, que o Ginásio Pedrão será transformado emergencialmente em Centro de Atendimento 24 horas para pessoas que estejam com sintomas de infecção pelo coronavírus. O novo espaço começa a funcionar já na manhã desta quinta-feira com um protocolo específico para proporcionar maior agilidade ao atendimento e segurança aos profissionais de saúde no contato com os pacientes. Vinícius fez o pronunciamento acompanhado de membros de seu secretariado e representantes dos hospitais que atendem à rede SUS em Teresópolis e ainda respondeu sobre outros assuntos relacionados às medidas restritivas de enfrentamento ao Covid-19.

Centro de atendimento 
“Estamos orientando à população que a partir de amanhã (quinta-feira), a partir das 10 horas da manhã, estaremos criando um Centro de Atendimento 24 horas de combate ao coronavírus que será localizado no ginásio Pedrão. Lá teremos médicos, enfermeiros, todo nosso pessoal devidamente protegido com EPI (Equipamento de Proteção Individual) para fazer atendimento, acolhimento e referenciamento de todos”, explicou o prefeito. 

Quando procurar o atendimento
Apesar da criação de uma nova unidade de saúde, não é todo mundo que deve seguir para o Pedrão em busca de atendimento: “Pessoas que estejam com febre, coriza e alguma dificuldade respiratória, esses são os três sintomas elencados e orientados pelo Ministério da Saúde e pelo governo do estado para que, neste momento, possam ser referenciados neste centro de atendimento. Com essa medida vamos garantir atendimento a todos e vamos garantir proteção ao nosso cinturão de saúde que são os profissionais de saúde”, detalhou Claussen.

Casos suspeitos
O prefeito fez ainda uma atualização no balanço de casos suspeitos: “Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, estão sendo atendidos pela nossa Secretaria de Saúde. De tempos em tempos, um profissional entra em contato para saber as condições, como estão os sintomas e avalia como está a evolução do caso desse paciente. Já temos 85 casos suspeitos, todos atendidos pela nossa equipe e um deles é grave”.

Estrutura
Vinicius explicou ainda que conseguiu viabilizar mais leitos e que agora precisa de equipamentos como respiradores e monitores cardíacos. Para fazer essa aquisição, ele afirmou que fez uma solicitação ao secretário estadual de Saúde para que possa disponibilizar recursos para a compra ou já fornecer os próprios equipamentos. 
Campanha solidária
Para ajudar famílias de baixa renda durante o período de isolamento social, a Prefeitura decidiu lançar uma campanha de doação de itens que serão recebidos no CRAS Alto que está localizado na Rua Nilza Chiapeta Fadigas.

Prefeito confirma que merenda escolar está estragando 
Uma das medidas adotadas pelo Município para o enfrentamento foi a suspensão temporária das aulas na rede municipal de Educação e com isso, muitas crianças de família de baixa renda estão sem a possibilidade de ter uma refeição completa em casa, enquanto os alimentos estão estragando na despensas das escolas. O próprio prefeito Vinicius Claussen confirmou esta situação, mas não deu uma solução.
“Como se trata de uma verba carimbada, destinada exclusivamente à alimentação escolar, nós estamos esperando orientações do MEC e do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. Estamos sensíveis a esta causa e inclusive sugerimos que se montassem kits com esses alimentos para que as pessoas retirassem para prover sua família, mas existem restrições que o Governo Federal vai indicar o que pode ser feito. Somente a criança na unidade escolar pode ter acesso a esse recurso, é uma questão técnica e temos que aguardar a decisão do Ministério da Educação”, disse Vinícius.

Secretaria de Estado de Saúde confirma caso de coronavírus em Guapi
O boletim com resultado dos exames de coronavírus da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quarta-feira, 18, trouxe a confirmação de 63 casos confirmados no Rio de Janeiro, entre eles o primeiro atribuído ao município de Guapimirim. Os outros casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro (55), Niterói (6) e Barra Mansa (1).
Diante desta informação publicada pela esfera estadual, nossa reportagem entrou em contato com o secretario municipal de Saúde de Guapimirim, o médico e ex-prefeito de Teresópolis Roberto Petto, para um posicionamento do que será feito em relação a esta situação. 
Petto, no entanto, nega que o paciente em questão seja mesmo do município, garantindo que não há casos confirmados e que já está em contado com as autoridades estaduais para que a informação seja corrigida.

Plano de contingência
No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar uma possível epidemia de coronavírus no Estado do Rio. O plano tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Os níveis de acionamento (zero, um, dois e três) foram organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.
O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.
Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE