Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cederj oferece vagas de graduação para moradores do interior

O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) tem expandido a sua rede de ensino pelo território fluminense, e neste primeiro semestre de 2021 está planejada a abertura de um novo polo do Programa, em Teresópolis. O Cederj vem oferecendo oportunidades de graduação para pessoas que moram longe de universidades ou que não têm horário compatível com a grade curricular.

Já existem 34 polos espalhados pelo Estado, sendo 12 na Região Metropolitana e 22 no interior fluminense (1 na Costa Verde, 5 no Médio Paraíba, 2 no Centro-Sul Fluminense, 4 na Região Serrana, 2 na Baixada Litorânea, 5 na Região Noroeste e 3 na Região Norte).

O avanço da tecnologia nas áreas de comunicação e informação garante novas possibilidades para o ensino a distância. Isso permitiu que, em 2009, Flávia Monteiro se graduasse em Pedagogia na primeira turma do polo Cederj de Natividade, no Noroeste Fluminense.

– Essa expansão dos polos do Cederj para o interior é muito importante, pois muitos não têm condições de frequentar uma universidade presencial, seja por questões de tempo ou deslocamento. Com o ensino a distância não existe fronteira geográfica para o aluno estudar – afirmou a pedagoga.

O Cederj é um consórcio formado pela Uerj, Uenf, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e Cefet/RJ. As universidades são as responsáveis por toda a formação acadêmica do estudante, desde a sua entrada até a diplomação, cabendo à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a gestão do consórcio.

Os cursos de graduação do Cederj permitem que o aluno estude no local e horário de sua preferência, seguindo um cronograma. Para isso, conta com material didático especialmente elaborado, além do apoio de mediadores presenciais nos polos espalhados pelo Estado e a distância (por telefone ou internet). Aulas práticas de laboratório, estágios curriculares obrigatórios e trabalhos, normalmente, são presenciais.

– A relação entre alunos, mediadores e funcionários do polo é de comprometimento e seriedade de todas as partes. Por ser aluna com visão subnormal, eu precisava de provas ampliadas e sempre tive esse suporte. O Cederj mudou a minha vida, estudei aqui e me tornei pedagoga. Atualmente sou funcionária do polo e posso ajudar os novos alunos, como me ajudaram quando estive aqui – contou Flávia Monteiro.

A interiorização do Cederj vem rendendo frutos. Ex-aluna de Ciências Biológicas do polo Cederj de Paracambi, Catherine de Almeida ganhou o prêmio Capes/Natura Campus de Excelência em Pesquisa 2020 por sua pesquisa, a qual provou que os períodos de chuva e seca realmente estão mudando com o aquecimento global.

– A graduação no Cederj foi muito boa, não há diferença na qualidade de ensino nas modalidades a distância e presencial. É uma ótima opção para quem não pode comparecer presencialmente em período integral – comentou a bióloga.

O ensino a distância permitiu que Catherine conciliasse a graduação de Engenharia Florestal na UFRRJ com as aulas de Ciências Biológicas da Uerj oferecidas pelo Cederj. A modalidade representa um desafio de adaptação para os alunos, tanto para acompanharem as aulas, quanto para dedicarem-se às atividades práticas.

– O Consórcio Cederj vem promovendo a universalização do ensino superior. São mais de vinte anos de um trabalho cuja missão é promover a interiorização do ensino superior a distância. Inclusive, o ensino a distância cumpre um papel de relevância social. A Fundação Cecierj e o Consórcio Cederj se consolidam como referência no Brasil – destacou Jorge Roberto Pereira, presidente da Fundação Cecierj.

 

Vestibular

O ingresso aos cursos de graduação a distância oferecidos pelas instituições de ensino superior que integram o Consórcio é realizado por meio do Vestibular Cederj ou usando a nota obtida no mais recente Enem realizado.

São oferecidos cursos a distância de Administração; Administração Pública; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Engenharia de Produção; Engenharia Meteorológica; Licenciatura em Ciência Biológicas; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química; Turismo; Tecnologia em Segurança Pública; Sistemas de Computação; e Gestão de Turismo.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE