Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cederj inaugura polo em Teresópolis com cursos de graduação gratuitos

Aulas começam no dia 20 deste mês no prédio em que funciona o campus da UERJ

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 11, o polo Teresópolis do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) que oferece cursos de graduação gratuitos à população. A instituição vem expandindo a sua rede de ensino pelo território fluminense e chegou ao município através de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Cecierj. As aulas para os cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia começam no dia 20 no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

No evento de inauguração, o professor Jorge Roberto Pereira, presidente da Fundação Cecierj, destacou que o intuito é aumentar gradativamente a oferta de cursos em Teresópolis e espera com isso contribuir significativamente com o desenvolvimento do município.
“A abertura desse polo que é o 35 que abrimos no estado do Rio de Janeiro, se deve a determinação politica do prefeito no momento que precisávamos desse apoio para inaugura o polo.  A nossa fundação trabalha gerindo o consórcio Cederj que é um consórcio de universidades de altíssimo nível e nesse caso especifico de Teresópolis ainda teremos o suporte da UERJ.  Vamos oferecer dois cursos, Geografia e Pedagogia, para começar. A expectativa ´que os teresopolitanos podem ter é de um ensino de qualidade e público, ou seja, é gratuito. A expectativa de conseguir um diploma de valor a nível nacional e nós temos a expectativa de oferece ao longo do tempo outras profissões. Vamos fazer pesquisas, as pessoas poderão deixar o pedido e nós veremos a viabilidade de oferecer outros cursos aqui de acordo com a procura”, afirmou o professor.
O prefeito Vinicius Claussen enfatizou que a chegada da instituição é um presente de imenso valor para a população que terá acesso à Educação de alta qualidade dentro do município. “É um momento único. Estamos aqui a Educação no nosso município, é um polo Cederj que está sendo inaugurado, um sonho de todo teresopolitano, das pessoas que almejam alcançar universidades como UERJ, UFRJ, UFF, CEFET, UEZO. Tudo isso começou com a questão da possível saída da UERJ de Teresópolis que nos chegou e nós fomos lutar pelas nossas famílias e agora conseguimos manter a UERJ e ganhamos um polo Cederj. A nossa ideia é fazer esse polo crescer, sabendo que nossos filhos , nossos netos vão ter uma grande oportunidade de talvez não precisarem sair de Teresópolis e poderem estudar aqui com os brasões das universidades federais e estaduais de qualidade”.

Ensino online em expansão
O Cederj oferece a  oportunidade de graduação para pessoas que moram longe de universidades ou que não têm horário compatível com a grade curricular. Já existem outros 34 polos espalhados pelo estado, sendo 12 na Região Metropolitana e 22 no interior fluminense (1 na Costa Verde, 5 no Médio Paraíba, 2 no Centro-Sul Fluminense, 4 na Região Serrana, 2 na Baixada Litorânea, 5 na Região Noroeste e 3 na Região Norte).
Os cursos de graduação do Cederj permitem que o aluno estude no local e horário de sua preferência, seguindo um cronograma. Para isso, conta com material didático especialmente elaborado, além do apoio de mediadores presenciais nos polos espalhados pelo Estado e a distância (por telefone ou internet). Aulas práticas de laboratório, estágios curriculares obrigatórios e trabalhos, normalmente, são presenciais.
A Prefeitura anunciou que vai investir R$ 660 mil, nos próximos 60 meses, para a permanência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no município. Oriundo da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, o aporte de recursos é destinado ao pagamento mensal do aluguel do prédio onde está instalado o campus da UERJ, na Várzea, e vai possibilitar a instalação do Polo CEDERJ (Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro) em Teresópolis, contribuindo com o fortalecimento do Ensino Superior Público. O convênio de cooperação mútua foi publicado no dia 6 de novembro no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Cederj
O Cederj é administrado pela Fundação CECIERJ, com recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, por meio da Capes e da UAB, e conta também com apoio das prefeituras municipais onde os seus polos estão instalados. É composto por uma rede de 11 universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, das quais sete oferecem cursos de graduação a distância semipresencial: CEFET, UERJ, UenF, UFF, UniRio, UFRJ e UFRRJ.

Vestibular
O ingresso aos cursos de graduação a distância oferecidos pelas instituições de ensino superior que integram o Consórcio é realizado por meio do Vestibular Cederj ou usando a nota obtida no mais recente Enem realizado.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE