ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Cedae promete ampliar rede de abastecimento em Teresópolis

Data: 31/07/2018

Prefeito Vinicius Claussen com representante da Cedae e da Secretaria de Estado do Ambiente na parceria pela ampliação da rede de abastecimento - Jorge Maravilha

“Em breve, cerca de mil famílias da parte mais alta dos bairros Granja Florestal e Jardim Salaco e de um trecho da Posse não sofrerão mais com o racionamento de água no período da estiagem”. A promessa é da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto), que concluiu o assentamento da tubulação em um trecho de 2.600 metros de extensão até um reservatório de 270 mil litros de água tratada, localizado no final da Rua Padre Cícero, no Jardim Salaco. O desabastecimento acontece porque durante a escassez de chuva, a pressão da água é insuficiente para atender a parte elevada dessas comunidades. De acordo com José Lima, Gerente Regional da Cedae, falta concluir o padrão de energia elétrica de uma elevatória, onde o sistema de motobomba levará a água até o reservatório, garantindo a distribuição para as residências. “Só falta terminar esta etapa para definir a data de inauguração da obra”, explicou Lima.
A ação faz parte do estreitamento do relacionamento da empresa com o município, que pretende resgatar projetos em parceria com a Prefeitura, como a ampliação da rede de abastecimento nos bairros. “Essa obra atende uma solicitação de mais de 30 anos dos moradores. A Prefeitura vai caminhar junto com a população, para que demandas tão antigas possam ser solucionadas de maneira efetiva e rápida. É o início de novas parcerias com a Cedae e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente)”, assinalou o Prefeito Vinicius Claussen.
 
Contrato suspenso
Em abril passado, o Ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, STJ, determinou que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro realizasse um novo julgamento sobre a extinção do contrato de concessão do serviço e abastecimento de água pela Cedae em Teresópolis, estabelecendo também indenização à empresa estadual pelos investimentos realizados, conforme dispõe a Lei 8.987, de 1995. Na ocasião,a Procuradoria do Estado alegou que o Tribunal de Justiça reconheceu a extinção do contrato de concessão de serviço público mantido entre a Cedae e o Município de Teresópolis, revertendo os bens ao patrimônio daquele município, sem a devida indenização à Cedae. A problemática de quatro décadas em Teresópolis envolve a completa inoperância do Poder Público municipal e a estagnação dos investimentos no saneamento básico na cidade, que hoje não possui um centímetro sequer de tratamento do esgoto despejado nos rios do município.
“Há alguns anos, antes de se iniciar o processo de retomada do município da estrutura de exploração, nossa reportagem mostrava que sem um contrato, a companhia afirmava não poder investir, enquanto o Executivo não tomava providências quanto a regularização do mesmo, tendo alheio a todo esse processo, o chamado cidadão comum, que continua até hoje, como vimos, com uma cidade sem nenhum centímetro sequer de coleta e tratamento de esgoto. Desde o ano de 1999, Teresópolis tenta resolver o impasse criado em 1978 quando a administração pública instituiu parceira com a companhia estadual. De lá pra cá, pouco, ou quase nada se alterou. Sem o braço forte do Estado, no caso o município, e com pouca opção legal, Teresópolis precisou se sujeitar a acompanhar as evoluções ambientais implantadas em municípios vizinhos como Nova Friburgo e Petrópolis sem que nem mesmo planos ou projetos fossem desenvolvidos por aqui”, publicou O DIÁRIO em 17 de abril passado.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aulas presenciais voltam quarta-feira, dia 12

Fiocruz investiga transmissão da covid-19 entre crianças e adultos

Secretaria de Saúde finaliza entrega de mais uma remessa de vacinas

Butantan entregou hoje mais 2 milhões de doses de vacina CoronaVac

Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer a partir de hoje

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy