Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cedae diz que está realizando manobras para manter atendimento

Companhia informa que estiagem reduziu o abastecimento em 30% para a Granja Guarani

Em resposta à solicitação de centenas de moradores da Granja Guarani, que relatam estar com as torneiras secas há quase 10 dias, a Assessoria de Comunicação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos encaminhou nota para a redação do jornal O Diário e Diário TV nesta quinta-feira informando que “em função da estiagem e da consequente baixa do nível da Barragem Beija-Flor, onde a Cedae capta água para tratamento e distribuição para a Granja Guarani, em Teresópolis, o sistema que atende a localidade está operando com 30% da capacidade, reduzindo o abastecimento para o bairro”. Ainda de acordo com o documento, a Cedae está realizando manobras e ações para minimizar os efeitos da estiagem no município. “Vale informar que clientes da Companhia podem solicitar o envio de caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195”, destaca também a nota.

Além dos pedidos de ajuda encaminhados diretamente para a nossa redação, leitores e telespectadores têm realizado apelos através das redes sociais do Diário sobre o problema de desabastecimento em vários bairros nos últimos dias. Veja alguns comentários postados no Facebook, durante a exibição do programa “Rafaella Pedra”, da Diário TV: “A Granja Guarani está sem água desde sábado! Os caminhões pipa abastecem quem? É pra quem paga mais? A Cedae já tirou o dela da reta dizendo que não tem problema de abastecimento… Várias ligações, vários protocolos e nada se resolve!”, pontuou Tayane Queiroz. “A Cedae deixa a desejar muito no fornecimento de água, já ficamos uma semana sem abastecimento de água, tive que fazer um poço para não ficar sem água”, comentou Lucas Lage. “Ontem na Pedreira o dia todo sem água e só voltou à noite”, disse o internauta David Almeida. “Na minha casa, na Granja Florestal , quando cai água é só à noite e muito pouco”, relatou Marilza Corrente. “Pimentel desde o começo da semana sem água. A gente liga, liga, liga e a Cedae só sabe dizer que não tem problema”, desabafou Priscilla Tornella. “Bairro do Alto sem água”, gritou Maria Marta.
O principal sistema de abastecimento do município – responsável por 95% do atendimento – fica em Providência, no Segundo Distrito, ao lado da foz do Paquequer. Mas não é do nosso principal rio que vem a água que chega às residências e estabelecimentos comerciais. A captação é feita no curso d´água ao lado, o Rio Preto. Paralelo a isso, existem no município diversos pontos de captação no sistema de “manancial de superfície”, como é o caso do Rio Beija-Flor. Porém, a grande maioria deles está desativada ou é subutilizada pela Cedae, o que faz com que, nesse período de estiagem, seja necessário manobrar o cada vez menor volume de água do Rio Preto para atender praticamente toda Teresópolis. O do Triunfo, no Caleme, por exemplo, foi abandonado há mais de uma década.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE