Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Casos de Covid-19 em Bonsucesso atingem número alarmante

PMT anuncia centro de atendimento para a localidade que já é a segunda em registros de contaminação no município

Há dois meses nossa reportagem vem alertando de forma recorrente quanto ao crescimento de casos no 3º Distrito de Teresópolis, destacando principalmente a situação de Bonsucesso que estava em um ritmo acelerado de registro de casos e essa situação continua piorando em comparação com as demais localidades do município. O painel Covid da prefeitura informa que o número de casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus nas duas últimas semanas em Bonsucesso passou de 169 para 260, um avanço superior a 50% neste curto espaço de tempo, o que fez que a localidade do interior ultrapassar a Várzea, que tinha 181 casos no início de agosto e agora são 224. Bonsucesso agora está atrás apenas do Bairro São Pedro, o mais populoso da cidade, que até a quinta-feira tinha 267 registros.
Ao mesmo tempo, a confirmação de casos em Água Quente também aumentou muito e esta subida alarmante que já vínhamos destacando não foi suficiente para a prefeitura se apressar em adotar uma ação específica.  Somente nesta quinta-feira, dia 13, é que a prefeitura anunciou que vai montar em Bonsucesso um Centro de Atendimento e Testagem. A unidade tem previsão de começar a funcionar neste sábado, 15.
Por outro lado, o governo municipal não realiza as outras ações importantes para a prevenção e enfrentamento do Covid-19 que foram feitas no início da pandemia, algo que pode ter relação direta com esta situação no interior. Nos primeiros meses chegou-se a fazer a abordagem de caminhões vindos do Ceasa e fazia-se a sanitização deles no Soberbo. Atualmente,  já que não é mais feita a barreira sanitária específica para os caminhões. O que se pode perceber nas últimas semanas é um crescimento no registro de casos em todo o município, mas principalmente em Bonsucesso. 

Centro de Atendimento
A prefeitura anunciou que partir deste sábado, 15, os moradores de Bonsucesso que tiverem sintomas suspeitos identificados pela autoavaliação no aplicativo ‘Minha Saúde’ serão chamados a comparecer a um centro de atendimento e testagem de pacientes.  O aplicativo foi adotado pelo município para monitoramento de casos em potencial de contaminação por COVID-19.  De acordo com o que foi informado, a capacidade de atendimento será de 80 testes por dia.
A prefeitura informou ainda que existem outros 4 centros: na Rua Dr. Aleixo, 85,  e no Ginásio Pedrão, na Várzea; no 2º Distrito, em Água Quente; e, no 3º Distrito, em Santa Rosa. Em Bonsucesso, o atendimento vai acontecer nas instalações da E. M. Profª. Mariana Leite Guimarães, segundas e sábados, das 9h às 16h.
Protocolo de atendimento:
De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, para o atendimento nos centros de triagem têm prioridade: idosos a partir dos 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.
Paciente com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória) é acolhido e avaliado, conforme protocolo de inclusão para casos suspeitos de COVID-19 ao fazer a ficha na triagem. Após classificação, pode ser encaminhado para testagem.
De acordo com a avaliação clínica, é definido se há a necessidade do isolamento domiciliar, encaminhamento para urgência e emergência (UPA 24 horas) e, nos casos mais graves, internação hospitalar através da regulação municipal. O município conta também com o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) e Atenção Básica, como rede de apoio.
O aplicativo “Minha Saúde” está disponível, gratuitamente, nos sistemas Android (Playstore) e IOS.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE