Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Caso de coronavírus confirmado em Guapimirim

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou, até esta quarta-feira (18/03), 63 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro.

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou, até esta quarta-feira (18/03), 63 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro.

Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro (55), Niterói (6), Barra Mansa (1) e Guapimirim (1).

De acordo com o secretário de Saúde de Guapimirim Roberto Petto, o caso que foi divulgado pelo Governo do Estado, na noite desta quarta-feira, como sendo de Guapimirim não seria do município. "Guapimirim tem dois casos suspeitos e ainda não temos o resultado" disse.
 
Site do governo do Estado divulga caso confirmado em Guapimirim
 
Plano de contingência

No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar uma possível epidemia de coronavírus no Estado do Rio.

O plano tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Os níveis de acionamento (zero, um, dois e três) foram organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.

Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde.

Os níveis
– Nível Zero – Casos importados notificados ou confirmados.
– Nível 1 – Transmissão local de coronavírus no estado do Rio de Janeiro.
– Nível 2 – Transmissão comunitária, que ativará outros leitos para assistência de casos graves.
– Nível 3 – Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.

Medidas de prevenção
– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
– Utilizar álcool em gel nas mãos

Plano de contingência
Saiba mais sobre o plano de contingência da SES no link https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2020/03/secretaria-de-estado-de-saude-atualiza-plano-de-contingencia-do-novo-coronavirus.

Dúvidas
Para mais informações, acesse www.saude.rj.gov.br e www.coronavirusrj.com.br.

 

– Atualizado as 19:01 para incluir a fala do secretário de saúde de Guapimirim

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE