Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cartão SUS não será obrigatório para vacinação

- Ministério da Saúde e secretarias estaduais definiram que imunização não depende do documento

A vacinação contra a Covid-19 finalmente teve início e a princípio somente um número reduzido de pessoas que faz parte do grupo prioritário é que está sendo imunizado e ainda deve demorar até que se consiga atender à população em geral, mas algumas dúvidas já surgem. Uma delas é em relação ao que será necessário apresentar como documento antes de receber a vacina. O Ministério da Saúde chegou a levantar a hipótese da exigência que a pessoa tenha que apresentar o Cartão SUS, mas a proposta não foi aceita pelos secretários de saúde dos estados. 
Em reunião realizada entre representantes dos governos federal e estaduais, chegou-se a conclusão de que o acesso a vacinas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), não está condicionado ao cadastramento em aplicativo ou plataforma. Isso inclui também as vacinas contra a covid-19, pois o direito decorre da gratuidade e universalidade do SUS.
Para campanhas em geral, o normal é pedir o Cartão Nacional de Vacinação e cadastramento no aplicativo Conecte SUS Cidadão, porém em relação à imunização  contra a covid-19, quem fizer parte do público alvo do momento receberá a vacina sem exigência de documentos.
O comunicado das autoridades de saúde ressalta que diante da importância da identificação das pessoas que serão imunizadas, a orientação é que as pessoas atualizem, preferencialmente, o número do CPF ou do Cartão Nacional de Vacinação.
“Entretanto, se no momento da imunização contra a covid-19 o cidadão não esteja de posse de nenhuma identificação, o estabelecimento de saúde, em sua plataforma CadSus, poderá efetuar o devido cadastro e o processo de imunização ocorrerá normalmente. Ninguém que pertence ao público prioritário da campanha, definido naquele momento, deixará de ser vacinado”, destaca a nota.

Prefeitura faz campanha pelo cadastramento
O Cartão SUS passou ater maior importância maior para as prefeituras depois que o governo federal passou a utilizar o número de usuários cadastrados como critério para a divisão de verbas. Por isso, a prefeitura de Teresópolis passou a fazer uma campanha para que a população faça seu cadastro, destacando que é fácil e rápido de ser solicitado, além de ser gratuito.
O cartão armazena os dados, como as datas e locais onde o usuário foi atendido, quais serviços foram prestados, por qual profissional e quais procedimentos foram realizados. Um número nacional de identificação é gerado para o acesso à rede de atendimento e a comunicação entre os serviços de saúde de todo o país.
Com o cartão, o usuário terá acesso ao Portal de Saúde do Cidadão e pode consultar seu histórico de registros das ações e serviços de saúde no SUS. Poderá também adquirir medicamentos no programa Farmácia Popular. 
 É possível emitir o Cartão SUS na Secretaria de Saúde  ou no Centro de Saúde da Várzea, de segunda a sexta, apresentando carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE