Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Carnaval do desrespeito: vários flagrantes de aglomerações pelo município

Autoridades precisaram intervir para fazer a dispersão e multar estabelecimentos que descumpriram normas

Apesar das inúmeras proibições impostas pelas autoridades a eventos ligados ao Carnaval, o que não faltou neste final de semana em Teresópolis foram flagrantes de desrespeito. Os casos vão desde a aglomeração em frente a bares a festas clandestinas em espaços públicos.

Um caso alarmante de aglomeração foi registrado no interior do município, na localidade de Bonsucesso, no 3º Distrito, em que um vídeo mostra dezenas de pessoas sem uso de máscaras, contrariando as recomendações de prevenção da covid-19, numa festa clandestina, ocupando as vias e estabelecimentos. Após a divulgação desse flagrante, a Guarda Municipal informou que enviou uma equipe até o local.
Aglomerações dispersadas – cidadãos orientados sobre o Decreto Municipal COVID-19 e a necessidade de se dirigir às suas residências.
De acordo com o que foi informado pela prefeitura, as operações de fiscalização resultaram até o final de semana em várias ações para dispersar as aglomerações e de alerta e punição a estabelecimentos que descumpriram as regras e permitiram eventos. O balanço informou os seguintes resultados:
Dispersão de aproximadamente 500 pessoas que se reuniram no centro da cidade (Calçada da Fama, Praça Olímpica e Avenida J.J. de Araújo Regadas), 300 pessoas na Praça Nilo Peçanha (Ginda Bloch), cerca de 200 pessoas próximo à Casa & Vídeo; fiscalização de 15 locais, com 5 deles considerados irregulares, 1 interditado e 5 notificados ou multados.
A equipe percorreu os seguinte bairros: Bom Retiro, Araras, Barra do Imbuí, Agriões, Tijuca, Vale do Paraíso, Alto e Várzea.

Operação Carnaval sem Covid
As equipes que realizam a fiscalização da chamada Operação Carnaval são compostas por agentes da Guarda Civil Municipal, 30º Batalhão de Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Posturas. 
A Operação Carnaval sem Covid-19 está em vigor no município com o objetivo de evitar aglomerações e conscientizar a população sobre o cumprimento das medidas sanitárias para evitar o aumento dos números de casos de Covid-19 durante o período. 

Esquema especial
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal, realizou patrulhamento especial em conjunto com o 30° BPM entre os dia 11 e 16, para coibir festividades de Carnaval pelas vias públicas, bares, clubes e casas de festas.
O objetivo foi fazer cumprir as determinações do Decreto Municipal 5.462/2020, publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico de 05/02/2021, e que proíbe até o dia 23 de fevereiro a realização de eventos públicos, a fim de evitar o contágio da população pelo coronavírus e o aumento do número de casos de COVID-19.
“Nós nos reunimos com o comando da Polícia Militar e montamos um efetivo para intensificar o policiamento e a fiscalização especialmente neste período. Atuamos para evitar tanto aglomeração em estabelecimentos, vias e espaços públicos como para atender denúncias da população sobre a realização de eventos carnavalescos que, por conta da pandemia, estão proibidos por decreto municipal”, explica Gil Wellington, comandante da GCM e subsecretário de Segurança Pública.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE