Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Carmela Dutra, uma “nova rua” após a instalação do Fórum

Prédio da Justiça valorizou e iniciou mudança nas características de ocupação da região próxima da prefeitura

Com a população bem próximo dos 180 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Teresópolis vem registrando nos últimos anos alguns problemas característicos de cidades de maior porte – entre eles a grande disputa por espaços na região central. Porém, como é consequentemente impossível organizar nessa mesma área a demanda atual em comparação a poucas décadas atrás, a solução encontrada tem sido migrar para bairros vizinhos, como Tijuca, Ermitage e Agriões. Um desses exemplos é a Justiça, que concentrou grande parte dos seus setores de atendimento em prédio construído em antiga área de estacionamento da prefeitura bem ao lado do Palácio Teresa Cristina, sede governo municipal. A inauguração do novo Fórum Juiz Ivo de Carvalho Werneck, da Comarca de Teresópolis, localizado na Rua Carmela Dutra, 876, aconteceu no dia 08 de novembro de 2013 e, desde então, as características dessa região passaram a mudar. Esse trecho da Várzea, vizinho de Agriões, ficou muito mais valorizado e atraiu diferentes tipos de empreendimento, de pizzarias a estacionamentos, além de outros prédios públicos. Na esquina da Carmela Dutra com a Rua Paru, por exemplo, vai funcionar a Justiça Federal Seção Judiciária do Rio de Janeiro – Subseção Judiciária de Teresópolis. Nas proximidades do número 700, há cerca de três meses está em atendimento o CREAS – Centro de Referência de Atendimento Especializado, da própria prefeitura. No antigo Fórum da Vara da Infância, Juventude e Idoso, no cruzamento da Carmela Dutra com a Rua Juruena, fica atualmente a Secretaria Municipal de Educação, que abriga ainda a Biblioteca Municipal.

No mês de abril foi inaugurada a nova sede da Justiça Federal, também na rua Carmela Dutra
Nesta segunda-feira (19), a reportagem do jornal O Diário e Diário TV percorreu toda a extensão da cada vez mais valorizada via pública, que tem cerca de um quilômetro entre os cruzamentos da Tenente Luiz Meirelles, na Várzea, e Coronel Antônio Santiago, em Agriões, registrando o crescimento comercial no entorno do Fórum e Prefeitura. São duas pizzarias, quatro estacionamentos – tipo de estabelecimento essencial para atender principalmente a demanda dos grandes prédios públicos, quatro restaurantes, uma casa de festas, um supermercado, um galpão que por um período foi utilizado por uma academia e atualmente está em busca de novo locatário, uma pousada, uma igreja evangélica e até uma torre repetidora de sinal de celular nas proximidades da esquina com a Rua João Batista Pires.

Casa do Diário
Após vários anos em espaços locados para o funcionamento da Redação, o jornal O Diário investiu em mais uma sede e escolheu justamente a Carmela Dutra para fincar raízes, justamente atento à expansão comercial urbana e cada vez maior movimentação no entorno da PMT, Fórum e Câmara de Vereadores. Localizada no número 765, o prédio permite acesso mais fácil aos principais pontos de interesse dos teresopolitanos e também saída mais rápida dos veículos da reportagem para outras comunidades.

São duas pizzarias e quatro restaurantes ao longo da Carmela Dutra, sendo que um deles pode ser acessado ainda por outra via. A tranquilidade e facilidade estacionamento tem atraído cada vez mais estabelecimentos para essa região

É preciso mais carinho
Mesmo com a crescente expansão comercial e proximidade com a sede do governo municipal, a Carmela Dutra tem problemas comuns em bairros mais longínquos, como calçamento remendado e restos de asfalto indo parar dentro dos bueiros, lixo e restos de material de poda em calçadas, atrapalhando a passagem de pedestres, pouca iluminação e sinalização deficiente no trânsito. Ainda sobre o calçamento, importante destacar que um pequeno trecho, entre dois imóveis de propriedade de um grande empresário local, nem parece fazer parte da mesma via. O asfalto é liso, há quebra-molas e sinalização vertical. “Coisa de outro mundo”. Ou de outra rua, no caso. Tal crescimento, onde devem ser incluídos ainda prédios de luxo, gerou também aumento do número de fios de todo o tipo nos postes, um verdadeiro emaranhado que compromete a parte estética da valorizada região.

Com abertura de acesso de supermercado na Carmela Dutra, esse trecho da rua ganhou asfalto liso e sinalização vertical, além de um quebra-molas, para garantir mais segurança para os clientes que utilizam o estacionamento da loja, do outro lado da rua

Investimento no Fórum
“O prefeito Arlei, acompanhado de secretários de sua equipe de governo e assessores, marcou presença na inauguração do novo prédio do Fórum Juiz Ivo de Carvalho Werneck, da Comarca de Teresópolis, localizado na Rua Carmela Dutra, 876, na Várzea. Realizada nesta sexta-feira, 8, a solenidade reuniu a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Leila Mariano, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Valmir de Oliveira Silva, o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, presidente do TJRJ no período 2011-2013, além de juízes, advogados, servidores da Justiça e convidados”, divulgou a Assessoria de Comunicação na ocasião da inauguração.
Com um investimento em torno de R$ 40 milhões e executada entre fevereiro de 2012 e novembro de 2013, pela empresa Delta, contratada através de licitação pelo Tribunal de Justiça, a obra do Fórum tem área total de 12.059,90m² e conta com cinco andares. O prédio possui teto verde, água com sistema de aquecimento solar, automação predial, acessibilidade e sistema de reutilização de águas pluviais, sendo pensado para reunir em um só lugar todos os órgãos da Justiça estadual, facilitando o acesso da população ao exercício de seus direitos fundamentais.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE